Secretaria de Educação promove curso de primeiros socorros a servidores escolares

A Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta terça-feira, dia 17, o Curso de Primeiros Socorros a servidores municipais do setor, como motoristas, monitores do transporte, merendeiras, equipe gestora das Unidades Escolares Municipais, monitores escolares, inspetores de alunos e auxiliares de serviços diversos (ASD).

O curso foi realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros, que ministrou as palestras e orientou os funcionários como trabalhar na prestação dos primeiros socorros em caso de acidentes com alunos das escolas públicas da rede municipal de Ensino.

A realização da ação veio para atender a “Lei Lucas”, de autoria dos vereadores Neto Ribeiro e Antonio Roberto de Siqueira (Fio Londrina), que foi promulgada pelo prefeito Marco Citadini no último mês de maio. A referida lei obriga a realização de cursos de primeiros socorros aos funcionários da rede municipal de ensino público e privado de Capão Bonito.

“A “Lei Lucas” que visa garantir, em casos de emergência, a segurança dos alunos por meio da presença dos profissionais com conhecimento nos primeiros socorros já existe em diversas cidades e criamos o projeto de lei em Capão Bonito para que os responsáveis pelos estudantes do nosso município também estejam preparados para realizar atendimentos e possam evitar problemas mais graves”, explicaram os vereadores.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a lei vem ao encontro da busca de capacitação dos profissionais da área e, principalmente, pela garantia da segurança aos estudantes no ambiente escolar.

“Lei Lucas”

No dia 27 de setembro de 2017, o menino Lucas Begalli Zamora de Souza, de apenas 10 anos de idade faleceu por asfixia mecânica durante excursão escolar ao engasgar com um pedaço de salsicha e não recebeu os primeiros socorros de forma rápida e adequada (manobra de Heimlich ou de desengasgo). Socorristas que atenderam o caso avaliaram que se houvesse a presença do profissional de primeiros socorros no momento do acidente a morte poderia ter sido evitada.

Essa tragédia levou a família a uma reflexão sobre o quanto as crianças estão seguras nos locais que frequentam, e lutou pela aprovação da lei em centenas de municípios que foram em que foi apresentada.

A “Lei Lucas” foi aprovada pela Câmara dos Deputados no último mês de março.