Capão Bonito promoveu o 2º Encontro Meso Regional de CAPS: Reflexões sobre Cuidado Psicossocial

SAÚDE MENTAL | No auditório da Fatec, um importante evento tomou forma neste mês, reunindo representantes de 29 municípios para discutir os desafios e possibilidades no cuidado psicossocial. O 2º Encontro Meso Regional de CAPS foi marcado por uma jornada de reflexão e aprendizado, destacando a importância do acolhimento e da inclusão.

Uma das palestras mais impactantes foi ministrada por Marines Oliveira, psicóloga e coordenadora de saúde mental de Santo André.

Em sua apresentação, Oliveira abordou os principais desafios enfrentados na atualidade, ressaltando como a sociedade contemporânea, permeada pela lógica do imediatismo e do sistema capitalista, agrava questões relacionadas à saúde mental.

Entre os tópicos discutidos, destacou-se a necessidade de uma comunicação objetiva sobre temas sensíveis, como o suicídio. Oliveira enfatizou que campanhas como “setembro amarelo”, muitas vezes, abordam o assunto de forma subjetiva, o que pode gerar um efeito contrário ao esperado. Segundo ela, é fundamental fornecer informações qualificadas, com base em dados reais, e disponibilizar contatos de instituições e profissionais capacitados para oferecer apoio às pessoas em sofrimento.

Ao final da apresentação, foi aberto espaço para perguntas e interação, reforçando a importância do diálogo e da colaboração entre instituições públicas. “É fundamental manter agendas compartilhadas, buscando ferramentas de acolhimento e promovendo ações voltadas ao bem-estar coletivo”, ressaltou a palestrante.

O evento contou com a participação do vice-prefeito Roberto Tamura, da assistente social Aline Vendrami e equipe CAPS e de representantes de diversas entidades ligadas à saúde mental.

Em um cenário de crescente preocupação com a saúde psicossocial, iniciativas como o 2º Encontro Meso Regional de CAPS desempenham um papel fundamental na promoção do cuidado e na construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.