Palestra no CMDR sobre Operação Estiagem 2024 reúne Defesa Civil, Diretoria de Desenvolvimento Agrícola e Corpo de Bombeiros

OPERAÇÃO ESTIAGEM | Nesta segunda-feira, 06/05, às 09h00 no Centro de Convenções (Praça Cunha Bueno), foi realizado em Capão Bonito uma Palestra preventiva e de orientação sobre Operação de Estiagem voltada para a zona rural.

O evento é desenvolvido pela Defesa Civil Municipal, Diretoria de Desenvolvimento Agrícola e pelo Corpo de Bombeiros Estadual tendo como público alvo os representantes de Associações de bairros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Capão Bonito (CMDR).

A Administração Municipal foi representada pelo Coordenador da Defesa Civil Municipal Reinaldo Adriano e pelo diretor de Desenvolvimento Agrícola – Carmo Henrique Contieri.

Os temas abordados durante a teoria foram: práticas de prevenção, como confecção de aceiros pelas propriedades (glebas, residências, benfeitorias, etc…), evitar jogar bitucas de cigarros às margens das estradas, ferramentas para monitoramento da estiagem, acionamento do socorro, operação e segurança com equipamentos durante as emergências, combate a incêndios em coberturas vegetais na zona rural.

Os participantes desta palestra serão os futuros divulgadores das práticas preventivas de Defesa Civil em suas comunidades e contribuirão sobremaneira para a prevenção de riscos e para a resposta a desastres relacionados ao fogo.

Vale ressaltar ainda que essas simples ações contribuíram para a redução de incêndios florestais em 2023 em todo o estado de São Paulo, onde foram contabilizados inúmeros focos de incêndio.

Também houve palestra sobre a importância da Tríplice Lavagem e a forma correta da devolução das embalagens de defensivos agrícolas.

Representou o Corpo de Bombeiros o comandante sgtº Isac dos Santos e os palestrantes foram cabo Washington e soldados Prata e Bruno Rodrigues.