Convivência intergeracional enriquece Serviços Sociais em Capão Bonito

DESENVOLVIMENTO SOCIAL | Em meio a uma série de reformas e adaptações, os serviços sociais voltados para a terceira idade em Capão Bonito não apenas mantêm sua vitalidade, mas também se reinventam, promovendo uma convivência intergeracional inovadora.

O Quero Vida – Serviço de Fortalecimento de Vínculos e o Serviço de Média Complexidade – Centro Dia estão plenamente operacionais, apesar das mudanças em seus espaços físicos.

Com a reforma em andamento no prédio do Quero Vida, ambos os serviços estão sendo temporariamente transferidos para a Casa do Adolescente.

Essa mudança, longe de ser apenas uma solução temporária, está gerando uma experiência única de convívio entre pessoas idosas e adolescentes. Essa interação entre gerações é considerada crucial para o enriquecimento emocional e social de ambas as partes envolvidas.

Nesse ambiente de convivência, uma série de oficinas está sendo oferecida, abrangendo desde atividades artísticas, como teatro e dança, até práticas de bem-estar, como yoga e fisioterapia. Além disso, o acompanhamento familiar é garantido por uma equipe composta por orientadores sociais, assistentes sociais e psicólogos, visando o suporte integral às famílias envolvidas.

Um dos pontos altos desses serviços é a organização de viagens de lazer, que já beneficiaram mais de 100 idosos acompanhados pelos programas. Essas viagens proporcionam momentos de descontração e socialização, contribuindo significativamente para a qualidade de vida dos participantes.

Por outro lado, no Centro Dia, outro serviço voltado para o público idoso, uma variedade de atividades é oferecida diariamente. Desde artesanato até estimulação cognitiva, passando por palestras e atividades físicas, os idosos têm à disposição um leque diversificado de opções para enriquecer seu dia-a-dia. Além disso, uma alimentação completa é fornecida durante o período em que estão no Centro Dia, juntamente com suplementação alimentar quando necessário, além de encaminhamentos aos serviços da rede de saúde.

“Agradecemos a participação ativa do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, que trabalha em estreita parceria com os serviços oferecidos pelo poder público, garantindo que as necessidades e desejos dos idosos sejam sempre considerados e atendidos”, destaca a Secretaria de Desenvolvimento Social.

Para mais informações sobre esses serviços inovadores, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social está à disposição para fornecer esclarecimentos adicionais.

Essa iniciativa reflete não apenas o compromisso do poder público em atender às demandas da população idosa, mas também a visão de uma comunidade que valoriza a integração e o respeito entre gerações.