SDUH autoriza o início da construção de 26 moradias do Programa Vida Longa em Capão Bonito

Investimento na obra será de R$ 4,5 milhões para atender idosos de baixa renda do município

MORADIAS PARA IDOSOS | Capão Bonito receberá um condomínio do Programa Vida Longa, destinado a idosos em situação de vulnerabilidade social. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) assinou, na quarta-feira (28/02), a ordem de serviços para iniciar a construção do equipamento comunitário de moradia assistida voltado para pessoas idosas de baixa renda.

O secretário da pasta, Marcelo Branco, o Diretor de Engenharia e Obras da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) – Silvio Vasconcellos, o prefeito Júlio Fernando, os secretários – José Saito (Governo) e Romano Oliveira (Desenvolvimento Social) e os vereadores Alan Senciatti e Fio Siqueira participaram da solenidade que ocorreu na sede da Secretaria, na capital paulista.

“Hoje, assinamos aqui mais um convênio para construirmos em Capão Bonito um empreendimento do Vida Longa. São 26 unidades, e vamos começar a obra agora. Estamos aqui com a ordem de serviço e fiz questão de receber o prefeito para começarmos este empreendimento juntos no município”, declarou o secretário aos presentes.

Com um investimento de R$ 4,5 milhões, o condomínio será edificado pela CDHU e terá unidades habitacionais com cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço. Os imóveis são projetados segundo parâmetros de acessibilidade do Desenho Universal, que estabelecem um conceito arquitetônico adaptável para permitir facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente.

O prefeito Júlio Fernando exaltou a iniciativa e a assistência prestada aos idosos por meio do programa. “Quero agradecer toda a equipe da CDHU por mais essa conquista. Nossa cidade receberá esse conjunto para atender a terceira idade. Agradeço em nome da população de Capão Bonito”, concluiu.

Itens de segurança e acessibilidade constam no projeto, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, alarmes de emergência sonoros e luminosos, piso antiderrapante, entre outros. Recursos de acessibilidade também serão instalados nas áreas comuns para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso.

Para incentivar o processo de socialização dos moradores, o residencial terá espaços comuns de convivência e lazer, com salão com refeitório e área para assistir televisão, área externa com churrasqueira e forno à lenha, aparelhos para atividade física, bancos de jardim, horta elevada e paisagismo.

O Programa Vida Longa integra a política habitacional do Estado e tem o caráter protetivo. É uma ação conjunta da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), da CDHU e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS), articulada com os municípios paulistas interessados.

As cidades participantes são responsáveis pela indicação dos beneficiários potenciais, pela doação de terrenos para a construção dos imóveis e pela gestão e manutenção dos empreendimentos após a conclusão das obras. O investimento é a fundo perdido e os moradores não pagam taxa de ocupação, nem contas de água e luz.