Santa Casa e Prefeitura estudam abrir UTI e hospital de campanha para atender coronavírus

A Santa Casa de Capão Bonito, com o apoio da Prefeitura, está estudando a abertura de seis vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) especializada em Covid-19 para funcionar no hospital local, além da transformação da Semi-Intensiva, que existe atualmente em UTI.

A administração da entidade se colocou à disposição para, com o apoio da Prefeitura, abrir um hospital de campanha para mais 30 leitos, para funcionarem nas dependências da Casa do Menor, que fica ao lado do prédio da Santa Casa, na rua 13 de maio.

Com a abertura dos seis leitos para UTI, os casos mais graves de Capão Bonito poderão ser atendidos na cidade, não necessitando de transferência para outros centros da região, como Itapeva, Itapetininga e Sorocaba, que devem ficar sobrecarregados com o possível avanço da pandemia.

A previsão inicial é de que tanto a UTI, como o hospital de campanha funcionem por pelo menos três meses, o que demandaria um custo de cerca de R$ 750 mil para as instalações e funcionamento durante esse prazo específico.

“Nosso objetivo é de deixar um andar inteiro do hospital para atender o Covid-19. Neste local, ficarão os leitos de UTI e demais leitos para enfermaria para casos menos graves. Com o isolamento de um andar inteiro, vamos dificultar a propagação de vírus no hospital que tem sido um dos grandes problemas no atendimento do coronavírus no mundo todo”, disse o administrador da Santa Casa, Nilton Soares de Lima.

O prefeito Marco Citadini e a secretária municipal de Saúde, Ana Fernanda Lima, acompanharam pessoalmente a vistoria do segundo andar da Santa Casa, que deve ser destinado exclusivamente para atendimento do Covid-19 e também do prédio da Casa do Menor, onde pode ser instalado o hospital de campanha.

“A intenção é que no hospital de campanha sejam feitos os atendimentos corriqueiros da Santa Casa e que o segundo andar seja destinado somente para casos de coronavírus. Gostei do que foi sugerido e a Prefeitura apoia a iniciativa. A tarefa mais dura agora ficará com o prefeito, que terá que viabilizar os recursos”, disse a secretária.

O prefeito Marco Citadini tem acompanhado pessoalmente as ações ligadas ao combate ao coronavírus e recebeu na última quarta-feira (8), os estudos para instalação da UTI e do hospital de campanha. Também visitou as instalações da Santa Casa para entender a logística e, inclusive, levou uma arquiteta da Secretaria Municipal de Planejamento para auxiliar numa possível recuperação da ala antiga do hospital, que se mostrou impraticável neste momento.

“Vou correr atrás de apoio do Governo do Estado, do Governo Federal, procurei também os deputados parceiros, como Guilherme Mussi, Vitor Lippi, Frederico D’Ávila e outros que queiram ajudar nesta empreitada para salvar vidas. Apesar de termos tomado todas as medidas de prevenção, temos que nos preparar para um eventual aumento dos casos”, reforçou o prefeito.

O chefe do Executivo disse ainda que o secretário do Governo, Marcelo Varela, está buscando apoio de empresários locais para auxiliar com a aquisição de equipamentos para a Santa Casa e também para compra de cestas básicas para famílias que entrem em situação de vulnerabilidade.