Divisão de Cultura celebrou os 36 anos de carreira de “Cazão”

Capão-bonitense “Prof. Cazão” se define como pintor muralista, pintor de aerografia, pintor de cenografia e telas

Por Wagner D´Antonio

O MESTRE DA AEROGRAFIA | A Divisão Municipal de Cultura continua homenageando e celebrando a biografia dos artistas locais.

Na semana passada, sexta-feira, 12/08, o grande homenageado foi o professor e artista plástico – Antônio Cláudio de Carvalho, carinhosamente chamado de “Cazão”.
Em mais uma noite especial, a homenagem contou com a apresentação cultural e interpretação de libras da música “Gratidão” de Rafa Gomes e Padre Manzotti interpretado pela professora Lucilene além de discursos de autoridades e convidados.

O prefeito Júlio Fernando, o secretário de Governo – José Saito, os diretores de Cultura – prof. Alexandre Mendes e de Turismo profª. Janaina Faia, além de outros convidados e familiares prestigiaram a homenagem que teve ainda a abertura da Exposição,  conduzida pelo artista.

“Estamos reconhecendo o valor de um artista que é um mestre da pintura e da aerografia”, afirmou o diretor Alexandre Mendes.

“Cazão é um grande artista da nossa terra que muitas vezes empresta seu talento para deixar nossas escolas e equipamentos públicos mais belos. Parabéns ao diretor Alexandre Mendes e sua equipe por reconhecer a importância dos talentos capão-bonitenses”, acrescentou o prefeito Júlio Fernando.

O homenageado também se mostrou emocionado com a noite especial.

Cazão: do realismo fantástico a arte Acadêmica – Antônio Claudio de Carvalho, (Cazão) nascido em Capão Bonito, iniciou sua carreira como pintor ainda menor de idade, aos 16 anos, quando realizou dois retratos a óleo: um era o então candidato a vereador Peri, o outro o Cidão do PT.

Em 1988 começa a trabalhar na já extinta fábrica de cimento a Nassau, como pintor letrista e em 1990 iniciou sua faculdade de arte em Tatuí na ASSETA, e em 1991 começa a lecionar aulas de arte.
Teve influência do pintor dentista Hélio Bessa e do pintor escultor Pedro Costa, este tinha um bar próximo a escola municipal “prof. Jacyra Landim Stori”, onde o dr. Hélio Bessa tinha um consultório odontológico, o bar era referência da arte local, pois lá encontravam se todos os nomes importantes da pintura como Chiquinho Norato, Edijo, o escultor Magu e Josias.
A pintura Muralista de Médio e grande porte só veio mais tarde, precisamente em 2014 na escola municipal “prof. Faustino Cesarino Barreto”, quando exercia a função de coordenador de sala de informática e lá a pedido da diretora prof. Margareth Rodrigues, foram pintados cenários como: a releitura de obras do pintor Almeida Junior, “O Violeiro”, temática da festa junina, e cenários de madeira para a Feira de Ciências com a temática Pré-história com dinossauros até de 06 metros, nessa atividades experimentou o uso de revolveres de pintura profissional e aerógrafos, que logo abriria outras oportunidades, sendo feito a restauração da santa na Vila Aparecida, e já como funcionário da divisão municipal de Cultura da prefeitura Capão Bonito, realizou várias revitalizações das fachadas de escola municipais entre elas “Elias Jorge Daniel”, “Mieldazis” entre outras.
Realizou inúmeras telas desde retratos realistas como prof. “Paulo Freire” e telas imaginativas. O artista Cazão bebe da fonte do realismo fantástico até a arte acadêmica, tendo 36 anos de dedicação a pintura.
O artista Cazão se define como pintor muralista, pintor de aerografia, pintor de cenografia e telas.