Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
logo-1.svg

Capão Bonito volta a inspecionar e controlar fumaça preta

CONTROLE DE FUMAÇA – A Secretaria Municipal de Agropecuária, Obras e Meio Ambiente (SMAOMA) de Capão Bonito começou a realizar nesta semana, o trabalho de inspeção da frota municipal e terceirizada de veículos a diesel, os primeiros veículos estão sendo a frota da secretaria de saúde.
O principal objetivo é o controle da fumaça preta emitida pelo escapamento dos veículos a diesel.
O diretor de Meio Ambiente e interlocutor do Programa Município Verde Azul (PMVA) Reinaldo Júnior Buiu, coordena a ação e os veículos que apresentarem uma emissão de fumaça maior do que o desejável será feita uma recomendação aos setores de manutenção para que sejam consertados o mais breve possível.
A cada ano duas ações desse tipo serão realizadas, que dispõe sobre atividades pertinentes ao controle da poluição atmosférica.
Os benefícios ambientais que este tipo de ação preconiza, existe também a questão econômica. “Quanto mais escura for a cor da fumaça, maior será o consumo do veículo e, como conseqüência, a quantidade de partículas emitida pelos equipamentos na atmosfera.
A cor da fumaça preta indica que o diesel não está sendo totalmente queimado e poderá causar danos ao motor e seus componentes (bombas, bicos injetores, turbinas)”, descreveu.
Para realizar a medição esta sendo utilizado um instrumento autorizado pela CETESB denominado de Escala de Ringelmann. 

Conforme explicou o diretor de Meio Ambiente, trata-se de um cartão com orifício vazado com as tonalidades de cores diferentes. Com a aceleração constante é possível comparar a tonalidade da fumaça expelida para o meio ambiente com as cores da escala.
Veículos com tonalidades acima do permitido serão encaminhados para regulagem dos bicos injetores e motores, todos os veículos receberão um selo de vistoria.
Reinaldo Junior Buiu, ainda lembrou que a ação além de fazer cumprir a legislação sobre a poluição do ar, é um requisito do Projeto Município Verde Azul, no qual o município esta inserido. “Ao figurar entre os municípios que aderiram ao Programa Município Verde e Azul Capão Bonito tem que zelar pelo cumprimento de várias medidas ecologicamente corretas, que por sua vez contribuem para uma melhor qualidade de vida.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp