Capão Bonito está entre as 235 cidades mais empreendedoras do Estado de São Paulo

Etapa estadual recebeu 235 iniciativas inscritas, envolvendo 237 municípios, em dez categorias; evento foi realizado no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo

EMPREENDEDORISMO | Capão Bonito novamente esteve entre as cidades paulistas com Agenda Empreendedora reconhecida e projeto apresentado no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora.

A premiação foi realizada na quinta-feira, 11 de abril, no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo.

O prefeito Júlio Fernando, a primeira-dama e secretária de Educação – Ana Luiza, a gestora da Secretaria de Desenvolvimento Social – Priscila Moraes, o diretor de Indústria e Comércio – João Carvalho e o analista de negócios do Sebrae – Eduardo Galvão representaram Capão Bonito e receberam uma placa especial de participação.

“Com a participação no Prêmio, as prefeituras mostram que estão atentas às necessidades dos donos e donas de pequenos negócios de suas cidades e empenhadas em oferecer soluções. Essa preocupação está em total sintonia com o trabalho do Sebrae-SP e nossa Agenda Empreendedora em Capão Bonito através da Casa do Empreendedor”, ressaltou o prefeito Júlio Fernando.

O objetivo da premiação, que está na 12ª edição, foi destacar o papel dos gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, a partir de iniciativas que estimulam o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública local.

“O traço comum entre ser prefeito e ser empreendedor é a coragem. O empreendedor todo dia enfrenta seus dissabores, assim como os prefeitos muitas vezes não têm seu reconhecimento. O prefeito que consegue passar pelo seu mandato e cumprir sua jornada, passa, certamente pela experiência mais bonita e, no entanto, mais dolorosa da sua vida, porque qualquer problema na cidade é problema do prefeito. O Prêmio é um reconhecimento da sociedade e o Sebrae quer que os prefeitos sirvam de exemplo”, afirmou o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Márcio França.

“O empreendedor é o verdadeiro gerador de empregos, renda e pagador de impostos, e aos gestores públicos cabe transformar esses impostos em melhores serviços. O emprego é o melhor programa social que existe. Quando vemos nesse Prêmio o conjunto de iniciativas empreendedoras, fruto de um trabalho realizado pelo Sebrae há mais de 20 anos, percebemos que estamos no caminho certo”, ressaltou o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth.

“O Prêmio busca identificar e valorizar as conquistas locais de prefeituras que contribuem para um cenário nacional mais próspero, inclusivo e resiliente. O Sebrae é parceiro do município; é neste ambiente que os pequenos negócios prosperam e permitem que a economia local se desenvolva”, destacou o presidente nacional do Sebrae, Décio Lima.

“Este Prêmio reafirma a relevância das lideranças municipais no desenvolvimento dos pequenos negócios, na geração de oportunidades, empregos e inovação. O trabalho feito nos municípios com tanto vigor, por si só, já torna vencedores os prefeitos”, disse o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Manuel Henrique Farias Ramos.

“O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é a valorização das iniciativas voltadas ao empreendedorismo, um dos principais motores da economia. Ao apoiar os pequenos negócios e fomentar a cultura empreendedora, a gestão pública atua pelo desenvolvimento do município de forma efetiva. Por meio do Prêmio, o Sebrae-SP busca estimular um número cada vez maior de cidades a colocarem o empreendedorismo entre suas prioridades”, afirma o Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa.

“Adotar políticas em prol dos pequenos negócios é criar condições para que eles prosperem e contribuam gerando renda, empregos e avanços sociais nas cidades. As prefeituras participantes do Prêmio, mesmo as que não venceram, mostram comprometimento em trabalhar pelos empreendedores de seus municípios, o que é muito positivo”, comentou o diretor João Carvalho.

A etapa estadual recebeu 235 iniciativas inscritas, envolvendo 237 municípios, em dez categorias: Governança Territorial, Compras Governamentais, Empreendedorismo Rural, Sala do Empreendedor, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Empreendedorismo na Escola, Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, Cidade Empreendedora, Turismo e Identidade Territorial, e Inclusão Produtiva.

As prefeituras que apresentaram iniciativas consistentes, focados na melhoria do ambiente de negócios por meio de políticas públicas de base empreendedora, foram homenageadas com o Selo Prefeitura Empreendedora.