Secretaria de Assistência Social continua realizando casamentos coletivos

UNIÃO COLETIVA – No Brasil, são inúmeras as realizações de casamentos comunitários de centenas de casais através de projetos sociais de instituições que se preocupam com o bem-estar da sociedade.

Promovido com a cooperação da prefeitura, Justiça, entidades religiosas e Cartório de Registro Civil, a oficialização do casamento tende a abençoar casais de todas as idades, que já residem no mesmo local, ou não, independentemente do tempo em que estão juntos.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com o Cartório de Registro Civil e o Fundo Social de Solidariedade continua realizando casamentos coletivos em Capão Bonito.

No mais recente realizado no mês de julho, sete casais disseram o esperado “sim”, legalizando sua situação matrimonial.

Foi um momento especial para os casais Giseli de Oliveira e Cristiano Alves, Daiane da Cruz e Josué do Santos, Patricia Santos e Jakeson Pontes, Claudia de Freitas e Edvaldo de Oliveira, Marisa do Santos e Milton da Cruz, Maria de Freitas, Silvanei Cardoso e Kesy Ferreira e Mauri Lopes.

Para oficializar o matrimônio de casais de baixa renda, a Secretaria de Assistência Social providenciou toda a documentação junto ao Cartório de Registro Civil do município para elaboração da Certidão de Casamento.

De acordo com o secretário Marcio Souto de Proença e a assistente social Maria Regina da Costa Moraes, para ser inserido no Casamento Coletivo, o principal requisito é que os casais interessados façam parte do Programa Bolsa Família e que realmente comprovam a situação especial para fazer parte da ação.

“Optamos por fazer os casamentos de forma fragmentada durante o ano. Queremos agradecer desde já a ótima parceira com o oficial Ricardo Pinto de Oliveira e o Fundo Social de Solidariedade que tem providenciado a preparação das cerimônias das noivas. Sempre tem sido momentos de festa e alegria”, destacaram o secretário Marcio de Oliveira e a assistente social Maria Regina Moraes.

“O objetivo da realização do casamento comunitário é a inclusão social e proteção da família pela regularização do estado civil de casais que não possuem condições financeiras suficientes para realizar a própria cerimônia. A proposta do projeto também é beneficiar os casais para viverem dignamente em sociedade”, destacou o prefeito Julio Fernando, que vem apoiando o projeto.

A ação foi viabilizada graças ao projeto de lei nº. 3.098, de abril de 2008, de autoria do vereador Abner Baptista da Silveira, que instituiu o casamento comunitário em Capão Bonito.

Casais de baixa renda interessados em ser beneficiados pelo Casamento Coletivo devem procurar a Secretaria de Assistência Social às segundas e terças-feiras para realização de cadastro.