Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente vem implantando hortas e pomares no município

PROJETO HORTA – A Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente vem implantando diversas hortas e pomares nas escolas, creches e entidades do município.

Em parceria com a Secretaria de Educação o projeto envolve os professores e alunos.

Esta é uma ação que a secretaria vem ampliando em diversos setores públicos do município visando a conscientização ambiental dos alunos.

Como obter uma Horta?

É simples basta o diretor de cada unidade enviar um ofício ao Departamento de Meio Ambiente solicitando a instalação de uma horta e/ou pomar.

O oficio será protocolado e entrará no cronograma de execução, após o Departamento de Meio Ambiente enviará uma equipe responsável pela implantação, coordenados pelo técnico Roberto Sonvesso que fará uma vistoria do local e preparar um plano de trabalho.

Nas hortas são plantadas diversos tipos de verduras e hortaliças como couve, manjerona, cenoura, manjericão, alface, hortelã, bálsamo, rabanete, citronela, camomila, cebolinha, orégano, tomilho, alfavaca, etc. E nos  pomares  o plantio de mudas frutíferas como pitanga, araçá, fruta do conde, amora , castanha do maranhão, romã, nêspera , etc.

“Nas hortas e pomares além de praticarmos a ação de Educação Ambiental. Nós também reutilizamos os pneus inservíveis da frota municipal, que servem tanto para a construção dos canteiros quanto para o aspecto paisagístico do local, as crianças aprendem a cuidar do meio ambiente e estes pneus deixam de ser um criadouro do mosquito transmissor da dengue, além disso, as verduras cultivadas na escola acabam garantindo uma merenda mais saudável aos estudantes”, comentou o diretor de Meio Ambiente Reinaldo Buiu.

Os alunos assumem a responsabilidade de plantar, cuidar e garantir o desenvolvimento da horta, em cada escola tem o auxílio de um monitor.

Nos próximos dias serão entregues dos Kits Hortas Sustentáveis a algumas escolas.

Os kits contêm carrinho de mão, rastelo, mangueira, enxada, regador, sementes, pá de jardinagem, etc.

“Os Kits foram adquiridos através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o qual queiro deixar os agradecimentos”, destacou o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente Marcelo Varela.