Programa Cidade Empreendedora teve 121 atendimentos em 4 dias

EMPREENDEDORISMO – A primeira edição do Programa Cidade Empreendedora, realizado pela Prefeitura Municipal com apoio do Sebrae e parceria com a Faculdade de Tecnologia foi um grande sucesso.

Em apenas 4 dias, a Unidade Móvel do Sebrae, através do Programa Sebrae Aqui, realizou 121 atendimentos.

Além disso, foi possível aumentar o interesse pelas linhas de crédito do Banco do Povo Paulista.

Plantamos uma semente para que num futuro breve ela traga bons frutos. Ao festejar os 160 anos, queremos ser conhecidos na região sudoeste e Estado de São Paulo como a cidade que incentiva os seus empreendedores. Agradeço as parcerias do Sebrae, Aciap, Fatec e também Bruno Cimento e Comarplast pelo apoio na divulgação”, alegou o prefeito Marco Citadini (PTB).

Estimativas da Associação Comercial de Capão Bonito (Aciap) e Posto de Atendimento do Sebrae apontam para mais de 1.700 microempreendedores individuais na cidade.

É um setor expressivo da economia do município que requer uma atenção especial do Governo Municipal e para estimular ainda mais quem já tem ou quer ter seu negócio próprio, a prefeitura concretizou o Programa Cidade Empreendedora.

A programação especial contou com palestras e stands da Aciap, Sebrae, Fatec, Etec, Banco do Povo, Setor e Tributação com o objetivo de orientar, conscientizar e informar sobre os benefícios de se tornar um MEI (Micro Empreendedor Individual).

O microempreendedor também teve acesso a serviços como: Declaração Anual (DASN-SIMEI), impressão de boletos para o MEI, orientações para abertura e baixa, alteração de dados cadastrais do MEI, orientação sobre Plano de Negócios, orientação sobre Gestão Empresarial, orientação sobre crédito – Banco do Povo e orientações ao trabalhador (PAT).

“Quando alguém vai empreender um negócio, uma das primeiras coisas que ouve é: você precisa abrir uma empresa. E via de regra, os primeiros pensamentos não são muito positivos. Surgem dúvidas de como e onde realizar os procedimentos, mas acima de tudo, as resistências quanto às burocracias e os elevados custos para a abertura e a manutenção da empresa. O que acontece é que muitos pequenos empreendedores acabam vivendo na informalidade, desconhecendo os grandes benefícios que a formalização traz. Por isso, o Governo Municipal quer criar diversas facilidades através do Cidade Empreendedora para diminuir os obstáculos e ajudar o empreendedor a ter acesso aos benefícios da formalização”, explicou o secretário de Governo, Indústria e Comércio – Marcelo Farto Varela.

Conforme a Secretaria Municipal de Governo, a ação do programa também será inserida no calendário de eventos da cidade, ou seja, será promovida todos os anos.