Prefeitura vai acelerar ainda mais recuperação de acessos rurais com nova motoniveladora

Segundo o Setor de Licitações, a Administração Municipal comprou mais um importante equipamento com uma economia de R$ 55 mil

NOVA MÁQUINA – Capão Bonito é o 5º município em extensão territorial do Estado, com mais de 4.000 quilômetros de acessos e estradas rurais.

Manter as estradas trafegáveis e seguras para escoamento de produtos agrícolas, mobilidade dos moradores dos mais de 70 bairros rurais e transporte de estudantes sempre foi um grande desafio para as gestões municipais.

Houve um tempo no município que bairros ficaram quase que ilhados devido a falta de manutenção durante o período de chuvas.

No começo de 2009, em algumas regiões rurais da cidade, moradores não viam uma máquina patrolando e cascalhando há mais de 10 anos.

A situação era mais complicada devido a limitação de equipamentos do poder público.

“Em 2009 assumimos uma prefeitura com uma máquina funcionando de forma precária e com marchas impares. O resto estava todo ‘estaleirado’. Iniciamos um Programa de Reestruturação da Frota Municipal, com recuperação de veículos, equipamentos, máquinas e compra de outros novos. Nos últimos anos compramos mais de 170 veículos e o último estágio desse programa é a compra de equipamentos pesados”, explicaram o prefeito Julio Fernando e o vice Marco Citadini.

Segundo os gestores municipais, os investimentos já se refletem na melhor manutenção as estradas.

“Nossa economia é baseada na agricultura e a manutenção das estradas é essencial. Recentemente recebemos uma máquina patrol do Governo Federal e estamos procurando adquirir outros equipamentos como retroescavadeiras e caminhões. Criamos também um cronograma de atendimento que vem procurando beneficiar de forma democrática todos os cantos do município. Além das ações da prefeitura também estamos contando com o apoio da iniciativa privada e do governo do Estado através da Patrulha Rural do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e também o Programa Melhor Caminho coordenado pela Secretaria Estadual de Agricultura”, acrescentou o prefeito Julio Fernando.

Nova mononiveladora – Nesta semana chegou a nova motoniveladora adquirida pela prefeitura através do pregão presencial nº. 56/2014, licitado em 04 de julho deste ano.

O recurso utilizado na compra da máquina é proveniente do financiamento obtido junto a Agência Desenvolve São Paulo, que vem possibilitando o recapeamento de ruas na cidade.

A máquina foi comprada pelo valor de R$ 475.000,00 junto a empresa licitante Tractorbel – Tratores e Peças Belo Horizonte Ltda.

Segundo o Setor de Licitações, o valor inicial dos lances era de R$ 530.000,00, portanto, a Administração Municipal comprou um importante equipamento com uma economia de R$ 55 mil.

Com a nova motoniveladora, o Governo Municipal espera ampliar e acelerar ainda mais a recuperação dos acessos rurais.trator2