Prefeitura implanta sistema que permite rastreamento de veículos oficiais

AMPLIANDO A FISCALIZAÇÃO – A Prefeitura de Capão Bonito implantou um sistema de rastreamento dos veículos da frota municipal que efetuam viagens.

Nos últimos meses, os veículos passaram a ser acompanhados de forma minuciosa por meio de um sistema que torna possível acompanhar em tempo real a rota e uso adequado do patrimônio público.

“Nós passamos a saber tudo o que acontece no veículo desde o momento em que o motorista aciona a ignição. O acesso a esse tipo de informação nos ajudar a promover mais economia do dinheiro público, desenvolver medidas de segurança para condutores e passageiros e saber quando as coisas não estão em funcionamento adequadamente. São muitos os benefícios“, explica o secretário de Finanças, Noel Correa Leme.

Para viabilizar o novo sistema, o Setor de Licitações concluiu em junho o pregão presencial nº. 33/2015, para contratação de empresa para Rastreamento e Monitoramento de Veículos da Frota Municipal.

O valor orçado era de R$ 102.340,00 e no processo de negociação foi contratada a empresa Vision Net Ltda/EPP com o valor de R$ 41.340,00.

O sistema – Através do sistema de rastreamento é possível realizar o cruzamento de informações a partir do conteúdo armazenado.

Dados como marca, modelo, ano de fabricação, Renavam, placa e chassi dos veículos poderão ser facilmente consultados pelo gestor da frota de cada órgão municipal via relatório web, o que possibilita maior transparência no município.

“O rastreamento é uma tecnologia que nos permite ter acesso a situações em tempo real. Todos os dados são analisados pela Controladoria Interna, permitindo que situações sejam simplificadas por meio do cruzamento das informações”, explica a Secretaria de Finanças.

Outro fator positivo do sistema é a prevenção de roubos com os veículos completamente rastreados.

A iniciativa de Capão Bonito atende recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

De acordo com o TCE, apesar da recomendação poucas cidades no Estado conseguiram implantar o sistema.

Na esfera federal, a recomendação ainda vem sendo discutida e esbarra nos tramites burocráticos e políticos para ser atendida.

De acordo com o prefeito Julio Fernando, o sistema de rastreamento é mais uma ação no sentido de ampliar a fiscalização nos recursos e patrimônio público.

“Gestão pública precisa ser sinônimo de transparência e fiscalização minuciosa de onde está sendo aplicado cada centavo do erário público. Temos uma das maiores frotas de veículos oficiais da região sudoeste, que inclusive foi renovada nos últimos anos, e tenho certeza que os resultados serão muito positivos e a população será beneficiada”, destacou o prefeito.