Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
logo-1.svg

Minha Casa Minha Vida Rural beneficia mais 184 famílias

HABITAÇÃO RURAL – O Programa Minha Casa Minha Vida Rural entregou mais 184 unidades habitacionais a agricultores do município de Capão Bonito e Ribeirão Grande.

A cerimônia de entrega das casas aconteceu no dia o2 de julho na Associação Esportiva Kai Kan e contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, e da presidenta da Caixa Econômica Federal (CEF), Miriam Belchior.

Em seu discurso, o ministro destacou a importância do programa. “Ele é fundamental para o desenvolvimento da agricultura familiar porque a casa própria, em condições dignas, é essencial para manter a família unida, preservar os vínculos familiares e comunitários”, disse.

Cerca de 2 mil pessoas participaram do evento, entre elas, famílias do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, trabalhadores da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e da Federação da Agricultura Familiar do estado de São Paulo (FAF), além de quilombolas e indígenas da região do Vale do Ribeira.

“É um sonho realizado. Estou muito feliz com minha casinha”, afirmou Pedro Ferreira, 78 anos, um dos beneficiários.

Cadeirante e terceiro filho de uma família com 12 irmãos, ele morava com um dos sobrinhos. “Agora, na casa dele tem mais espaço e uma rampa de acesso para melhor se locomover”, disse o sobrinho Jaime Ferreira.

Foram investidos R$ 3 milhões nas unidades. As casas têm área privativa de 56 metros quadrados, com dois quartos, sala, banheiro, cozinha e uma área de serviço.

“Tenho muito orgulho de estar aqui. É uma emoção muito grande ver a felicidade no rosto dessas pessoas. Como diz a presidenta Dilma Rousseff, não é apenas a aquisição da casa própria, é mais vida a essas pessoas”, disse Miriam Belchior.

Desde 2003 foram entregues 703 casas a agricultores familiares da região Sudoeste de São Paulo. A gestão coube à Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperhaf), com financiamento da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

Participaram também da cerimônia o prefeito e presidente do Condersul (Consórcio de Desenvolvimento da Região Sudoeste) – Julio Fernando, o presidente da FAF, Marco Antônio Pimentel, e Marcos Rochinski, coordenador nacional da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (Fetraf).

O Programa Minha Casa Minha Vida Rural já assinou mais de 166 mil contratos habitacionais e entregou 85,3 mil casas, com investimento total de R$ 3,8 bilhões

01 1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp