Conferencista Hamilton Werneck fala sobre “Educação e Valores na Sociedade Pós-Moderna”

XVIII ENCONTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO – Aconteceu na manhã do último sábado, 27 de setembro, o XVIII Encontro Regional de Educação de Capão Bonito. O evento foi realizado no Salão de Eventos “Monsenhor Pedro José Vieira”, no Parque Recanto das Águas.

Representantes de seis cidades estiveram acompanhando a temática do encontro –“Educação e Valores na Sociedade Pós-Moderna”, com palestra ministrada pelo conferencista prof. dr. Hamilton Werneck.

A abertura foi feita com a apresentação do Hino Nacional em Libras (Língua Brasileira de Sinais) com a professora Amanda Hussar de Freitas e discursos da secretária de Educação – profª. Claudia Ferreira Miyamoto, do vice-prefeito Marco Citadini, do prefeito Julio Fernando e da dirigente Regional de Ensino na região de Itapeva profª. Edilene de Freitas, que representou a Secretaria Estadual de Educação.

O fato do encontro chegar a sua 18ª edição foi destacado tanto pelo prefeito Julio Fernando como pelo vice Marco Citadini.

“É um evento que ao longo desses anos conquistou prestígio e respeito no meio educacional da região, por compreender a necessidade de discutir a educação com temas atualizados através de palestras proferidas por renomados conferencistas especializados em educação de qualidade”, destacaram prefeito vice.

Na palestra, o pedagogo, pós-graduado e professor para o ensino superior, Hamilton Werneck, que já realizou mais de 2.000 conferências em todo o Brasil e é autor de vários livros, destacou desde o cotidiano da escola à interdisciplinaridade, passando pela questão da autoridade, da disciplina, dos currículos e as melhores formas de se ensino.

Falou também de sua experiência quando atuou como secretário de Educação de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, entre 1997 e 2000, e tinha sobre a sua responsabilidade 20.000 alunos e 93 escolas, e conseguiu que a evasão escolar tivesse um decréscimo de 17% para 1,5%, aumentando a escolarização para 98,5% e a taxa de reprovação passou de 24% para 2,5%.

“É preciso ensinar com tecnologia, mas educar com sensibilidade”, ressaltou o palestrante.

Para professores das cidades de Buri, Ribeirão Grande e Guapiara que participaram do encontro, o evento foi altamente positivo por debater um tema atual.

“Percebemos que a Educação não está livre das influências transformadoras da globalização, tampouco, da pós-modernidade cultural, uma vez que, é perceptível a profunda ligação existente entre Pós-modernidade, globalização e educação, já que ambas, relacionam-se mutuamente pela lógica de mercado, tão essencial a manutenção da atual economia global”, destacaram educadoras.