Capão Bonito realiza 1ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa

Para diretor da DRADS de Itapeva, Capão Bonito é a cidade mais credenciada da região para receber Selo Amigo do Idoso

CONFERÊNCIA – O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social através do Centro Dia do Idoso realizaram na última sexta-feira, 22/05, no Centro Dia do Idoso, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Capão Bonito.

O evento teve como tema principal “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”.

O evento foi dirigido aos idosos atuantes dos programas da Melhor Idade do município, sociedade civil e entidades que trabalham com idosos.

Para o prefeito Julio Fernando que prestigiou o evento ao lado do presidente da Câmara Matheus Enei Francatto, do secretário Marcio Souto de Proença e do diretor da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) – Luciano de Oliveira, Capão Bonito é referência em programas e atividades voltadas para a melhor idade. “Essa conferência tem dois desafios: o primeiro deles é o de descobrir de que forma podemos inovar e melhorar o atendimento a melhor idade. O segundo desafio é o de tirar delegados que terão o compromisso de contagiar o estado e nação, nas conferências estadual e nacional”, afirmou o prefeito.

O diretor da DRADS  Luciano Oliveira, inclusive colocou Capão Bonito como referência na região sudoeste em políticas voltadas a melhoria de qualidade de vida dos idosos. “Capão com certeza é uma das fortes candidatas da região a receber o Selo Município Amigo do Idoso do governo estadual com as inúmeras ações que beneficiaram a melhor idade”, alegou Luciano Oliveira.

O presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Silvio Xavier da Cruz, afirmou que a conferência foi um espaço amplo e democrático de reflexão, discussão, e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes para as várias políticas setoriais envolvidas, como a da assistência social, da educação, saúde, transporte e acessibilidade.

“A principal característica da conferência é reunir representantes do governo e da sociedade organizada, especialmente das próprias pessoas idosas, para debater os principais desafios e decidir as prioridades para as políticas públicas que refletem no envelhecimento da população e na condição de vida das pessoas, atualmente e nos próximos anos.”, disse Silvio Cruz.

A conferência ainda teve uma interpretação belíssima da Ave Maria, uma apresentação especial do grupo coreográfico da Melhor Idade, o depoimento emocionante da ex-secretária de Educação de Capão Bonito – prof. Heloisa Helena Cunha Arrunategui sobre as ações do Centro Dia e palestras com a terapeuta Helena Dias que destacou a importaria da dançaterapia e psicoterapia e Mário Rodolfo.