Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
logo-1.svg

De chinelo a sabonete: confeiteiro de Capão Bonito impressiona seguidores com bolos realistas

João Francisco começou a cozinhar aos 16 anos para ajudar a avó e atualmente tem duas lojas de doces em Capão Bonito. Vídeos somam milhões de curtidas nas redes sociais

FONTE: Por Júlia Nunes, g1 Itapetininga e Região

DEDIGNER DE BOLOS – Você já viu um chinelo feito de chocolate? E um sabonete? Na cozinha do designer de bolos João Francisco Batista Ferreira, de Capão Bonito (SP), esse tipo de invenção já virou comum.

Com milhões de visualizações no Tik Tok, o confeiteiro impressiona os seguidores com bolos realistas que imitam objetos.

Francisco contou ao g1 que começou a se interessar por confeitaria na adolescência porque a avó dele fazia bolos para vender. Aos 16 anos, ele passou a ajudar nas produções e, enquanto a avó fazia bolos mais tradicionais, ele se especializou nos doces artísticos.

“Eu comecei e não parei mais. No começo a gente vendia em casa, minha avó tinha os clientes dela e aí sempre precisava de uma coisa diferente, de um bolo de mesa, e eu fazia. Conciliava a escola e a produção. Hoje em dia ela é falecida e eu tomo conta de uma das lojas que ela deixou e de uma outra que inaugurei recentemente”, relata o confeiteiro.

Atualmente, Francisco tem uma cozinha completa na casa dele em Capão Bonito, onde produz os doces para suas duas lojas e as encomendas especiais. Ele contou que chegou a começar uma faculdade de gastronomia, mas não se identificou com o curso e aprendeu a profissão de outras maneiras.

“Eu fui aprendendo com o erro. Fui procurando coisas diferentes, cursos, pesquisando bastante, e eu sou muito curioso. Se não acho alguma referência dentro do meu universo, vou para outro estudar”, conta Francisco.

Destaque na web – Além do dia a dia corrido, com a produção das encomendas, o confeiteiro também já participou de programas de culinária, faz postagens publicitárias e, recentemente, ganhou um ingresso para o Rock in Rio por causa de um vídeo que fez para o Tik Tok.

“O meu foco total é a produção, mas no meio disso tem cursos e essas outras coisas. Comecei a produzir de fato para o Instagram nos últimos anos, a ter um cuidado maior com as redes sociais. Hoje em dia, esses bolos que parecem objetos têm dado muita repercussão, virou modinha. Mas já fiz vídeos de desafios também, de reações. A gente fica atento ao que está bombando no momento”, afirma o designer de bolos.

De acordo com Francisco, em alguns casos, ele demora dias para produzir os conteúdos de vídeos com poucos minutos no Instagram.

Ele disse que, no geral, os bolos artísticos levam de dois a três dias para serem produzidos, e os bolos florais podem levar até 15 dias por causa do processo para fazer as flores de açúcar.

Francisco contou que tem duas funcionárias para ajudá-lo na cozinha da loja, mas que faz sozinho os bolos especiais. Em uma das encomendas mais recentes, o confeiteiro fez os doces da festa de aniversário do marido de uma influencer de Itapetininga, tudo com o tema de um personagem do filme “Enrolados”.

“Eu me apaixono a cada projeto. Eu sempre gosto daquele que estou fazendo no momento porque eu foco e faço o meu melhor todos os dias. […] Às vezes a gente nem dorme porque a gente não produz só bolos. A gente também faz doces personalizados, tudo o que o cliente precisa dentro de personalização. Então não importa se é segunda, terça ou domingo, a gente segue a agenda conforme o cliente precisa”, completa.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp