Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse

REPRESENTATIVIDADE FEMININA | Aconteceu na tarde da última quarta-feira, 23/11, a cerimônia de posse do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Capão Bonito, com o objetivo de alcançar visibilidade, demarcando seu engajamento junto à cidade e região, bem como ao Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo.
O prefeito Júlio Fernando, nos termos da Lei Municipal n° 4.928, de 01 de outubro de 2021, deu posse às conselheiras, representantes da sociedade civil e governamental.
O prefeito lembrou em sua fala sobre a importante conquista da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) para Capão Bonito quando era vereador e na gestão do ex-prefeito Roberto Tamura.

O chefe do Executivo capão-bonitense também se posicionou como um gestor público que combate todo e qualquer tipo de violência contra a mulher, além de promover espaços de igualdade de gênero.
Entre várias autoridades, estivera presentes, a primeira-dama, secretária de Educação e presidente do Fundo Social de Solidariedade – Ana Luiza Dias que também destacou a importância da participação da mulher em organismos de Direito, buscando espaço e voz na sociedade.
Prestigiaram a posso também o vice-prefeito e secretário de Saúde – Roberto Tamura, o presidente da Câmara Municipal – Paulo Eduardo da Silveira, a vereadora Camila Camargo (que fez a indicação para a criação do CMDM/CB), o secretário de Desenvolvimento Social – Adalberto, a secretária de Finanças – Carla Janice, entre outros secretários e gestores municipais, que parabenizaram as conselheiras ressaltando a relevância do papel dos conselhos municipais mediante o cenário sócio-político e econômico, na construção de uma sociedade justa e igual para todos.
O vice-prefeito – Roberto Tamura classificou os Conselhos de Direitos, ferramentas de acesso à informação e de promoção de qualidade de vida.
Delegada Rose – A atração maior foi a presença da  Presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina/SP – drª. Rosemary Corrêa (Delegada Rose), figura ícone, se tratando de políticas públicas para mulheres.

Delegada Rose, responsável pela implantação da primeira Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) em São Paulo, serviço pioneiro no mundo, sendo sua primeira delegada e coordenando a implantação no país e fora dele.
Sua bandeira é a luta contra a violência e a discriminação da mulher. Recebeu vários prêmios pelo seu trabalho, entre eles o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz do Senado Federal, destinado a agraciar mulheres que, no país, tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos Direitos da Mulher e questões de gênero.

Neste evento, a Delegada Rose, explanou sobre a importância dos CMDMs, ressaltando a problemática da Violência contra a mulher e o papel das DDMs.

Após sua explanação a delegada recebeu das mãos da Primeira dama, uma linda cesta de delícias preparadas pelo Fundo Social de Solidariedade.
Outra figura ilustre que abrilhantou o evento foi Eliana Falque, ex-conselheira estadual da condição feminina e atual conselheira municipal de políticas públicas de São Paulo. Sempre com carisma, Eliana, em toda sua carreira, empodera mulheres com sua lógica e conhecimento.
A presidente do CMDM de Capão Bonito – Eliza Ayumi, destacou em sua fala, a importância do Conselho no trato das políticas públicas de Direitos e acrescentou sobre o desenvolver estudos, debates e pesquisas sobre questões relativas à mulher.
O deputado Edson Giriboni, não podendo comparecer, foi representado por seu assessor Romano Oliveira, que trouxe um ofício do parlamentar, desejando sucesso ao trabalho das conselheiras e colocando-se à disposição deste conselho.
Também a advogada e ativista política – Alessandra Algarin, enviou nota dizendo que a deputada federal Renata Abreu coloca-se à disposição deste Conselho de Direitos e parabeniza as Conselheiras.
O presidente da Câmara de Capão Bonito, vereador Paulo Cecap, falou também em nome dos parlamentares Federal e Estadual, Maurício Neves e Rogério Nogueira, respectivamente, os quais colocam-se à disposição deste CMDM.
O evento ainda contou com uma vibrante apresentação de Performance Teatral – com interpretação da artista Thais Aziza do Grupo de Teatro, ponto de Cultura e Associação Comunitária Flor do Panema – música: “Cadê meu celular ” da cantora Elza Soares, retratando a violência doméstica e a posição da mulher que não aceita mais sofrer violência.

Ao final o CMDSM agradeceu ao Diretor de Cultura – prof. Alexandre Mendes, por viabilizar a apresentação e por sua presença prestigiando o evento, ao prefeito Júlio Fernando, a primeira-dama Ana Luiza e a Delegada Rose, as entidades e cooperativas presentes e a todos que de forma direta ou indireta contribuíram para o êxito do evento, diplomando todas as conselheiras.
No encerramento, todos participaram do coquetel no piso superior no Centro de Convenções “Joel Humberto Stori”.