Capão Bonito desenvolve Projeto de Capacitação para Turismo Rural

Turismo rural vira tendência no Brasil e boa alternativa de renda para agricultores

TURISMO RURAL |O turismo rural pode contribuir muito com as cidades da região sudoeste, pois permite a diversificação das atividades no campo, gerando trabalho e renda alternativa para os membros da família, bem como incentiva o associativismo entre os produtores de uma localidade, proporcionando benefícios econômicos, sociais e ambientais.

A Divisão Municipal de Turismo de Capão Bonito desenvolve um Projeto de Sensibilização e Capacitação para o Turismo Rural através de parceria do Poder Público e Secretaria de Turismo com a Agricultura e Meio Ambiente, além do terceiro setor.

De acordo com a diretora de Turismo – profª. Janaina Faia, o intuito é auxiliar na promoção da atividade turística nas comunidades rurais envolvidas, com foco no turismo de base comunitária, desenvolvimento da agricultura sustentável e economia circular.

O projeto teve início no mês de abril com seis bairros rurais que já possuíam associações formadas e manifestaram interesse em participar.

“O processo de planejamento do projeto segue sete fases iniciais – inventário, diagnóstico, estudo de mercado, estudo de viabilidade, formatação do produto e plano de marketing. Atualmente o projeto está na fase de estudo de mercado e viabilidade, promovendo reuniões mensais com as associações, oficinas de sensibilização, empreendedorismo e manejo de culturas”, explica a diretora.

O projeto – O projeto teve início no mês de abril de 2021 e encontra-se em pleno desenvolvimento.

O desenvolvimento ocorre junto às comunidades dos bairros rurais do município e no momento atingindo os bairros Lemes, Mocambo, Proenças, Moreira, Três Árvores e Itanguá.

A identidade visual do projeto ainda está em fase de elaboração

Atividades já realizadas pela Prefeitura:

• Reuniões mensais
  • Encontros Coletivos
  • Oficinas
  • Seminários
  • Eventos sobre agricultura

Quantidade de visitantes em 2020/2021 – Conforme ainda a diretora Janaina Faia, como o projeto teve início em abril de 2021, não há dados referentes ao ano anterior.

“O projeto ainda está em fase de estruturação das propriedades para que possam receber visitantes”, frisou.

Tendência no Brasil e alternativa de renda para agricultores

A falta de perspectiva para realizar grandes viagens por conta da pandemia tem fomentado um tipo de turismo pouco comum no Brasil: o rural. Esta modalidade proporciona contato com a natureza e experiências no interior do país.

Segundo o IBGE, o índice de atividades turísticas caiu 36,7% de 2019 para 2020. Em 2021, o cenário foi também de retração:  a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estimou um encolhimento de 9,7% no mercado.

Destinos próximos aos centros urbanos, com menor fluxo de pessoas e, de preferência, em meio à natureza, é a nova demanda do turismo.

“Cerca de 80% da população brasileira vive em cidades. Para fugir do tédio do isolamento e do ritmo alucinante das metrópoles, o turismo rural – também chamado agroturismo- surge como alternativa”, destaca a diretora de Turismo – Janaina Faia.

Não à toa, o ano de 2020 foi escolhido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) como o ano do turismo rural.

O Ministério do Turismo define como turismo rural “o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”.

“Ou seja, podemos dizer que, para além de proporcionar momentos de tranquilidade para o turista, também gera oportunidades de renda e de melhoria na qualidade de vida para os habitantes locais. O turismo rural ainda contribui para a conscientização ambiental e o respeito entre homem e natureza. Vamos avançar neste sentido em Capão Bonito nos próximos anos”, conclui a diretora de Turismo de Capão Bonito.