Secretaria de Saúde faz homenagem especial à enfermagem

“A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!”

(Florence Nightingale)

MÊS DA ENFERMAGEM – Para celebrar pela primeira vez o mês da enfermagem – dia 12 dia do enfermeiro e 20 de maio dia do auxiliar e do técnico de enfermagem – a Secretaria Municipal de Saúde de Capão Bonito fez uma homenagem especial a todos esses importantes profissionais de saúde na tarde da última 6ª feira, 22/05, no Centro de Convenções “Joel Humberto L. Stori”.

Segundo a secretária de Saúde Angela Maria Lisboa e a enfermeira coordenadora da ESF (Estratégia Saúde da Família) – Maria M. Senciatti da Cruz, o objetivo foi valorizar o trabalho dos profissionais que são fundamentais na rede pública de saúde.

“Trabalho há muito tempo com muitos colegas que estão aqui e não tem como não se emocionar quando se ama o que faz. Muito obrigado pelo trabalho de cada um de vocês”, afirmou Maria Senciatti na abertura da homenagem.

O prefeito Julio Fernando acompanhado do secretário de Administração – José Toshio Saito também prestigiou a homenagem e durante discurso destacou o avanço na qualidade de atendimento na rede pública, a redução da mortalidade infantil e a ampliação dos atendimentos tanto na zona urbana como rural graças ao trabalho dos profissionais de saúde.

“Ninguém faz nada sozinho e estamos aqui para dizer muito obrigado neste mês da enfermagem. Capão Bonito vem avançando muito e com certeza avançará muito mais porque temos profissionais comprometidos em cuidar de gente e que todos os dias prestam um atendimento humanizado nas unidades e centros de saúde”, destacou o prefeito.

O médico da Unidade Básica de Saúde da Vila Aparecida, dr. Bruno Augusto Fernandes Moreira também fez uma apresentação ressaltando a história de enfermeiras famosas como Florence Nightingale, Ana Neri, Madre Tereza e Irmã Dulce.

A homenagem ainda teve a apresentação especial da atriz capão-bonitense Aline Mendes que interpretou o dia a dia vivido pelos profissionais de saúde.

No final houve uma confraternização especial entre todos os presentes.

Semana da enfermagem – Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, em referência a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820.

Já no Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

A profissão tem sua origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes.

“Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano. Só no Brasil, são mais de 100 mil enfermeiros, além de técnicos e auxiliares de enfermagem, que somam cerca de 900 mil profissionais em todo país. Essas variações de cargos fazem com que mais profissionais se juntem ao setor e a novas possibilidades de trabalho nesta área”, destacou o médico dr. Bruno.