Programa de Iluminação Pública avançará ainda mais até 2016

ILUMINAÇÃO PÚBLICA – O prefeito Julio Fernando e o vice Marco Citadini anunciaram nesta semana que o Programa de Melhorias em Iluminação Pública terá sua 7ª etapa e avançará ainda mais até 2016.

A meta da Administração Municipal e fechar 2016 com mais de 2.300 pontos de iluminação instalados além de várias ampliações de redes em todas as regiões da cidade.

De acordo com o secretário de Governo, Mario Angelo Milani, uma das prioridades do programa será a iluminação da entrada da cidade que foi já teve as obras de duplicação concluída.

Capão Bonito já realizou desde 2009, seis etapas do Programa Municipal de Melhorias em Iluminação Pública.

O programa já beneficiou bairros como o Taquaral Abaixo, mais de 35 quilômetros distantes da zona urbana e que ganhou mais de 70 pontos de iluminação.

A melhoria era esperada há mais de 12 anos e melhorou a identidade visual da comunidade.

“Aqui antes era muito escuro à noite. Com chuva então as coisas ficavam bem complicadas. A iluminação melhorou muito a nossa qualidade de vida”, destacam os moradores do Taquaral.

Segundo a prefeitura “o poder público entende perfeitamente o que representa a iluminação urbana para o bem estar e desenvolvimento do município”.

“Cada vez mais as prefeituras estão descobrindo que investir em iluminação urbana é um bom negócio, pois os retornos são certos, rápidos e visíveis. Cidade bem iluminada atrai turistas, traz mais segurança para as pessoas e para o trânsito, ajuda na preservação do patrimônio da cidade e na proteção ao meio ambiente, melhora a ambiência urbana e a interação social”, destaca o prefeito Julio Fernando.

Processo licitatório da 7ª etapa – Conforme o prefeito Julio Fernando, o processo licitatório da 7ª etapa será elaborado no segundo semestre.

“Estão sendo mapeados todos os bairros que precisam de novos investimentos, tanto na zona urbana como rural. Após o levantamento detalhado faremos a licitação. Estamos procedendo desta forma para atender uma determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que recomenda que o processo de licitação deste tipo de serviço não seja fragmentado. Englobando um número maior de bairros será possível se fazer uma contratação por um valor melhor”, explicou o prefeito.

Taxa de iluminação na conta de energia – As etapas do programa de iluminação pública estão sendo possíveis graças a mudança na forma de cobrança da taxa de iluminação.

Antes a taxa era cobrada no carnê de IPTU e desde o final de 2009 passou a ser cobrada na conta de energia, através de projeto enviado pelo Executivo e aprovado na Câmara de vereadores.

A mudança democratizou os investimentos no setor, permitindo que o governo municipal investisse e beneficiasse quem realmente precisa.

Reparos na iluminação pública- Como realizar solicitação? Para solicitar reparos e consertos no sistema de iluminação pública o cidadão deve dirigir-se até o Paço Municipal no setor de ouvidoria ou pelo telefone 0800 7743104.

É preciso ter em mão a Rua, Bairro e Número próximo ao problema que esta ocorrendo.

Todos os pedidos devem ser protocolados e posteriormente serão encaminhados a Secretaria de Obras de Serviços, que fará a Ordem de Serviço à Empresa para realização das ações necessárias.

Os pedidos de serviços após serem recebidos pela Secretaria de Obras e com a Ordem de Serviço já expedida terão o prazo de 3 dias para sua realização.

A empresa que efetua a manutenção da iluminação pública não esta autorizada a realizar nenhum serviço sem a autorização por escrito da Secretaria de Obras.