Prefeitura entrega 15 carrinhos para a Acamar

SÃO PAULO SOLIDÁRIO – A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, entregou 15 carinhos de coleta de reciclagem para a Acamar (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis), que neste mês de abril completará 15 anos em Capão Bonito.

A entrega foi feita na manhã de 2ª feira, 30/03, na sede da Acamar e contou com a presença do prefeito Julio Fernando, do vice Marco Citadini, dos secretários Marcio de Proença (Assistência Social) e Marcelo Varella (Agropecuária e Meio Ambiente) e do coordenador do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) – Ivanil Carvalho de Oliveira, além de diretores e cooperados da Acamar.

Segundo o secretário Marcio de Proença, os carrinhos foram viabilizados pelo Programa São Paulo Solidário do Governo Estadual.

“A renda foi durante muitos anos referência determinante para identificação da pobreza. Hoje, no entanto, o Estado de São Paulo não entende a pobreza apenas pela ausência de renda. É preciso ter clareza dos outros indicadores decisivos na sua configuração. Por isso, foi criado o São Paulo Solidário, uma iniciativa do Governo do Estado para a superação da extrema pobreza. O Programa visa garantir a mobilidade social de todos os paulistas. Ou seja, aqueles cidadãos que apresentam privações graves nas áreas de Educação, Saúde e Padrão de Vida, de acordo com o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM) da ONU”, explicou o secretário.

O vice-prefeito Marco Citadini destacou a contribuição dos cooperados da Acamar com a causa ambiental. “A reciclagem é uma ação fundamental para o equilíbrio ambiental das cidades. A parceria com a Acamar tem sido muito positiva nos últimos anos e é importante dar estrutura para que os cooperados  continuem realizando o serviço”, destacou Citadini.

Já o prefeito Julio Fernando lembrou que com o apoio do deputado federal e atual secretário estadual de Habitação do Estado – Rodrigo Garcia, foi realizado convênio para transferência de recursos visando o fortalecimento da cadeia produtiva de materiais recicláveis no valor de R$ 248.525,51 mais R$ 17.200,00 de contrapartida da prefeitura para aquisições de 01 triciclo agrícola, 2 prensas enfardadeiras, 2 balanças eletrônicas, 2 elevadores elétricos, 1 computador, 1 impressora laser, 01 equipamento multimídia e 1 caminhão 5 toneladas e 1 esteira para triagem que estão sendo utilizados pela Acamar.

“Estamos hoje aqui para entregar esses carrinhos que facilitarão a logística de coleta, dizer que continuaremos sendo parceiros e também agradecer a Acamar pela atuação no município”, afirmou o prefeito.

A presidente da Acamar, Cristina Vieira, também reconheceu a importância do apoio da administração municipal e aproveitou a oportunidade para fazer um agradecimento especial em nome de todos os cooperados.