Fundo social entrega kits para gestantes

KITS GESTANTES – O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Capão Bonito confeccionou e preparou kits  para gestantes que foram doados recentemente.

Foram distribuídos 30 kits contendo bolsas, roupinhas, cobertor, fraldas descartáveis, fralda de pano e lenço umedecido. Também foram entregues 10 kits com banheiras contendo fraldas descartáveis e lenços.

A iniciativa existe deste 2011 e acontece em parceria com  a Casa da Gestante “Malvina Oliva do Amaral”.

Na entrega dos kits, a enfermeira Rose Aurya Scarlatte Pedroso Marcondes esteve presente e destacou que a doação faz parte também da programação do mês da gestante, cujo dia é comemorado no dia 15 de agosto.

A primeira-dama e presidente do FSS, Regina Claudia Gonçalves Faia Dias, agradece os voluntários pela dedicação e carinho na confecção dos kits e a colaboração no projeto.

A gestação – Segundo a Casa da Gestante, a gestação é uma fase de importantes modificações na vida da mulher: mudanças físicas, psicológicas, familiares, profissionais, dentre outras.

Isso mostra a grande complexidade que passa a ter a vida de uma mulher grávida.

Mesmo em 9 meses de acompanhamento, é difícil abordar todos os medos e anseios.

Com base nisso, a Casa da Gestante de Capão Bonito vem destacando nos últimos anos temas não abordados na consulta e aprofundando assuntos que são discutidos apenas rapidamente.

Cidade garante atendimento médico e acesso

ao Pré-Natal para todas as gestantes

Desde 2012, a prefeitura de Capão Bonito determinou através da portaria nº. 049/2012 que todas as Unidades Básicas de Saúde priorizem o atendimento das gestantes que comparecerem para consultas, exames ou outros procedimentos.

Conforme ainda a portaria, as UBS, tanto na zona urbana como rural, ao receberem as gestantes com quadro que represente alto ou médio risco à sua saúde (e/ou de seu bebê), obrigam-se a encaminhá-las, com urgência, à Casa da Gestante, para fins de acompanhamento adequado.

O cumprimento da portaria é monitorado pela Secretaria Municipal de Saúde que também está reestruturando todo o sistema, visando a redução dos índices de mortalidade infantil na cidade.

“Queremos garantir atendimento médico e acesso ao Pré-Natal a todas as gestantes. Foi mais uma medida que estamos tomando para retomarmos a queda da mortalidade infantil e evitar um efeito gangorra no setor”, justificou o prefeito Julio Fernando.

Com apoio do Conselho Municipal de Prevenção a Mortalidade Infantil, a prefeitura de Capão Bonito e a Secretaria Municipal de Saúde também estão elaborando relatórios detalhados de todos os casos registrados na cidade, investindo em prevenção e cobrando melhorias no atendimento.