Dezoito casais participam do II Casamento Comunitário de Capão Bonito

UNIÃO COLETIVA – No Brasil, são inúmeras as realizações de casamentos comunitários de centenas de casais através de projetos sociais de instituições que se preocupam com o bem-estar da sociedade.

Promovido com a cooperação da prefeitura, Justiça, entidades religiosas e Cartório de Registro Civil, a oficialização do casamento tende a abençoar casais de todas as idades, que já residem no mesmo local, ou não, independentemente do tempo em que estão juntos.

No último sábado, 30/08, dezoito casais de Capão Bonito disseram o “sim” coletivo durante a segunda edição do Casamento Comunitário.

A cerimônia foi realizada através da parceria entre a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento social e Fundo Social de Solidariedade no Centro Dia do Idoso, que foi todo decorado para receber os noivos, padrinhos e familiares.

Emoção, encanto, felicidade e admiração foram algumas das palavras usadas pelos noivos para descrever o Casamento Comunitário.

Para os casais, esta foi a chance de realizar um grande sonho. “Hoje é um momento muito especial para nós. É a realização de um sonho que tivemos quando começamos a morar juntos. Sempre tivemos a vontade de um dia casar, mas era muita burocracia”, afirmaram casais.

Para oficializar o matrimônio de casais de baixa renda, a Secretaria de Assistência Social providenciou toda a documentação junto ao Cartório de Registro Civil do município para elaboração da Certidão de Casamento.

Para receber os noivos, uma super produção foi preparada no Centro Dia com: tapete vermelho, flores decorativas, bouquet de flores naturais para cada noiva, bolo, e um lindo repertório de músicas sob o comando do maestro Henrique e Família.

A celebração religiosa foi conduzida pelo pastor Eliedson Silveira que em seu sermão exaltou a importância da família e deu a benção aos casais.

A certidão de casamento foi entregue aos casais pelo prefeito Julio Fernando e pelo vereador Abner Baptista da Silveira.

“O objetivo da realização do casamento comunitário é a inclusão social e proteção da família pela regularização do estado civil de casais que não possuem condições financeiras suficientes para realizar a própria cerimônia. A proposta do projeto também é beneficiar os casais para viverem dignamente em sociedade”, alegou o prefeito Julio Fernando.

“É muito gratificante ver a alegria dos casais em oficializarem a união. Parabéns a todos os noivos, que o amor continue abençoando essa união”, acrescentou a assistente social Maria Regina da Costa Moraes, que coordenou a organização do casamento.

A importância da família também foi lembrada pelo secretário de Assistência Social – Marcio Souto de Proença.

“Nosso objetivo é regularizar a situação dessas famílias perante a lei, já que a maioria eram casais que moravam juntos há algum tempo”, explicou Márcio Proença.

“Para casar não basta somente amor, é preciso também gastar dinheiro. Por isso o casamento comunitário é importante”, destacou o vereador Abner Baptista da Silveira (PR).

Segundo o vereador, os custos são elevados para alguns casais que já têm uma união estável e isso às vezes impede a regularização das famílias.

Abner Silveira é autor do projeto de lei nº. 3.098, de abril de 2008, que instituiu o casamento comunitário em Capão Bonito.

Emocionados os noivos trocaram as alianças e participaram da festa.

casamento casamento3 casamento4