Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
logo-1.svg

Das 320 pessoas atendidas em programa da prefeitura, 140 deixaram de fumar

Em Capão Bonito, um programa especial de combate ao fumo, implantado na rede municipal de Saúde em 2015, tem gerado resultados positivos. Segundo a Secretaria de Saúde, das 320 pessoas atendidas através do grupo “Largando o Cigarro”, 140 deixaram de fumar.

O programa tem sustentação no próprio SUS (Sistema Único de Saúde), e quem busca o tratamento tem atendimento médico individualizado e uma série de recomendações que auxiliam na adesão à uma vida mais saudável.

Os fumantes que aderem ao programa recebem orientações sobre as principais doenças vinculadas ao tabagismo e maneiras e dicas para parar de fumar. Após essa abordagem, os dependentes que não conseguem deixar o vício são encaminhados para tratamento.

Também referenciado pelo Ministério da Saúde, o Programa Municipal de Controle do Tabagismo realiza a abordagem psicoterapêutica com sessões às terças-feiras, às 15h00 na Unidade de Saúde da Vila Aparecida, e às 19h00 na Unidade da Vila São Paulo. Os profissionais que acompanham esses pacientes são orientados, treinados e recebem material de apoio.

Seguindo as atividades do programa, no último dia 16 de fevereiro, foi realizado um trabalho de prevenção às doenças relacionadas ao tabagismo na reflorestadora Fibria, com participação dos funcionários do Viveiro na Fazenda Boa Esperança e do setor administrativo.

O trabalho foi conduzido pelo médico do Trabalho, George Myamoto, pela equipe de enfermagem do programa, pela palestrante e enfermeira Doroti Queiroz, especialista em Saúde da Família e Saúde Coletiva, e integrantes do grupo “Largando o Cigarro”. “A ação consistiu em aproximar o público trabalhador da Saúde, levando o conceito de promoção e prevenção – avançando a barreira da Saúde do Trabalhador no SUS como desafio para uma política pública”, disse a secretária da Saúde, Ana Fernanda.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp