Cidade contabilizou 100 obras em 7 anos e meio

UPGRADE URBANÍSTICO – Ao comemorar seus 159 anos, Capão Bonito continua sendo uma das cidades da região sudoeste que apresenta avaliação mais positiva quando se fala em melhoria da imagem através de investimentos públicos.

Até os próprios visitantes elogiam e reconhecem o “upgrade urbanístico” e melhoria da qualidade de vida.

Os investimentos públicos tornaram a cidade visivelmente mais bonita ano a ano e preparam o município para o desenvolvimento do Setor Turístico.

Com quase 48 mil habitantes, quinto em extensão territorial no Estado de São Paulo, a cidade vem procurando nos últimos anos crescer de forma ordenada.

Segundo balanço divulgado nesta semana pelas Secretarias de Governo e Planejamento, 100 importantes obras foram contabilizadas nos 7 anos de meio de governo do prefeito Julio Fernando e do vice Marco Citadini.

São obras que beneficiaram setores fundamentais para o desenvolvimento da cidade como Educação, Saúde, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Habitação e Assistência Social e Esporte e Lazer.

“Os investimentos foram viabilizados após um choque de gestão em 2009 e 2010 e que agora se refletem nos índices de desenvolvimento e qualidade de vida da cidade”, destacou o prefeito Julio Fernando e o vice Marco Citadini durante reunião com o secretariado na manhã de 2ª feira, 23/05.

No Setor de Educação, por exemplo, as novas creches sustentáveis, a melhoria da estrutura das escolas e empenho de professores e educadores dedicados já deram ao município o honroso estatus de melhor IDH Educacional.

O maior Programa de Pavimentação Urbana também reduziu o barro, lama e a poeira em diversos bairros.

Em localidades como a Nova Capão Bonito, a melhoria da infraestrutura acelerou o crescimento e o valor dos imóveis.

Vila Aparecida, Jardim Europa, Jardim Vale Verde, Jardim Alvorada e Colonial são os bairros que mais receberão investimentos e consequentemente tiveram uma sensível melhoria na imagem.

“A meta sempre foi fazer com que o desenvolvimento chegasse a todos as regiões do município, possibilitando uma melhoria da qualidade de vida com equidade. É bom frisar que não é só na zona urbana, hoje você vai num bairro que fica distante da zona urbana como Taquaral e tem uma praça para lazer dos moradores. Mesmo caso do Bairro dos Tomés que além de praça também passou a contar com água tratada. No Proença foi construída uma grande quadra poliesportiva, o Ana Benta ganhou um escola de alto padrão, calçamento de ruas e saneamento. Os investimentos na zona rural possibilitarão a redução do êxodo de moradores e nossa população voltou a crescer depois de um período de intensa migração”, acrescentou o prefeito Julio Fernando ao fazer um balanço do governo.

Um dos grandes exemplos de que a ação mais efetiva do poder público consegue mudar para a melhor a imagem de um bairro é a Vila Aparecida, que teve a avenida Elias Jorge Daniel, principal acesso, revitalizada e também ganhou uma nova Unidade Básica de Saúde e rotatória com pista de caminhada e monumento em homenagem a Padroeira do Bairro – Nossa Senhora Aparecida.

Uma outra obra marcante que deu uma nova ‘cara’ a cidade foi a duplicação da entrada de Capão Bonito entre a avenida Capitão Calixto e a rodovia Francisco da Silva Pontes (SP-127), orçada em quase R$ 12 milhões que saiu do papel graças ao empenho da Executivo que assumiu o pagamento das desapropriações.

Cronograma de obras não paralisou mesmo com a crise econômica e política do país – Mesmo diante de um cenário extremamente preocupante de crise econômica e política e quedas frequentes de arrecadação e pagamentos de precatórios e licenças-prêmio para os servidores, a cidade não paralisou seu cronograma de obras.

Neste ano a prefeitura inaugurou obras importantes como a duplicação da entrada da cidade e revitalização da Praça do Tropeiro, rede de água tratada no Bairro Santa Isabel (uma demanda de mais de 30 anos), nova Unidade Básica e Saúde “Hengstemberg Menezes Viana” no Jardim Alvorada, reforma e reestruturação do Centro de Saúde I e Farmácia Municipal, construção de quadra poliesportiva e calçamento no Bairro Ana Benta e reforma e readequação da escola “Monsenhor Pedro José Vieira, na Vila São José”.

No próximo dia 10 de junho também será inaugurada e reforma e readequação da escola “´Profª. Isolina Leonel Ferreira”, no Jardim Helena.

Também já estão sendo preparadas outros inaugurações para os próximos meses:

A nova etapa de casas (26) no Jardim Boa Esperança;

A Casa do Adolescente “Mateus Akira Okamoto” na Vila São Paulo.

As Unidades Básicas de Saúde dos Bairros Taquaral Abaixo, Pinhalzinho e Nova Capão Bonito.

Além de outras ações importantes como:

7ª Etapa do Programa de Melhorias na Iluminação Pública;

Reforma e adequação do Capão Bonito Clube – transformação em Centro Cultural e Esportivo;

Construção da UBS “Abib Elias Daniel” na Vila São Paulo;

Nova sede do CREAS na Vila São Paulo;

Conclusão da creche e Unidade Básica de Saúde da Vila Maria;

Creche/escola Bem-Me-Quer Vila Bela Vista

Creche/escola Jardim São Francisco

Primeira fase da escola municipal “Faustino Cesarino Barreto” na Vila Nova Capão Bonito e primeira fase (terraplenagem) do Conjunto Habitacional da Vila Maria estão em pleno andamento.