Cidade amplia espaços para atividades físicas

Atividade física não é um segredo, é uma ferramenta básica para uma vida mais longa e cheia de qualidade

COMBATENDO O SEDENTARISMO – Todos querem chegar com saúde, autonomia e disposição a Terceira Idade.

Mas então, por que é tão difícil abandonar o sedentarismo?

A atividade física melhora a circulação sanguínea e a atividade do coração. Além de melhorar o condicionamento, contribui para o bom humor, o sono e ajuda a diminuir as tensões e o estresse do dia a dia.

A grande questão é que o estilo de vida, alimentação e a tecnologia disponíveis hoje favorecem o sedentarismo.

Enquanto quem pratica atividade física apresenta mais resistência a doenças, quem é sedentário transforma o corpo num depósito de tensões musculares, deixando os músculos mais fracos. “É uma pessoa que está muito mais suscetível aos efeitos negativos do estresse do que aquelas regularmente ativas”, alertam os médicos.

A Prefeitura de Capão Bonito vem ampliando os espaços de lazer e de prática de atividades físicas desde 2009 para combater o sedentarismo.

A pista de caminhada e ciclismo recentemente construída e pintada na Vila Aparecida, mesmo antes de ser inaugurada oficialmente, já está sendo muito utilizada por pessoas querem uma vida mais saudável.

“A iniciativa da prefeitura foi excelente, transformou um local que acumulava lixo e mato em um ótimo espaço para caminhar e gerador de saúde, além de melhorar a segurança no trânsito. É a academia ao ar livre mais barata que existe. Basta ter disposição e um tênis confortável”, destacaram usuários que frequentam a pista de caminha nos períodos da manhã.

Segundo o prefeito Julio Fernando e o vice Marco Citadini a meta é continuar ampliando os espaços de lazer e atividades.

“No projeto de duplicação da entrada da cidade – rodovia Francisco da Silva Pontes (SP-127) e avenida Capitão Calixto teremos uma outra pista de caminhada e ciclismo de grande extensão. Também estamos elaborando outros projetos neste sentindo em outras regiões da cidade. É um conceito de mobilidade urbana que prioriza uma vida mais saudável para os moradores”, afirma o prefeito.

Um grande destaque também tem sido as academias ao ar livre.

A cidade aumentou consideravelmente o número academias desde 2009.

As pessoas podem se exercitar em locais como Jardim Vale Verde, Vila Aparecida, Jardim São Francisco, Parque Recanto das Águas, Praça da Seresta – Jardim Alvorada e Jardim Europa.

Praça do Idoso – A praça Cunha Bueno, tem um local específico para idosos.

A prefeitura montou em 2013 um ‘playground para idosos’, que podem desfrutar de um local para realizar exercícios que auxiliam na prevenção de quedas e recuperação de fraturas. A Praça do Idoso foi projetada especialmente para promover a reabilitação motora e o convívio social.

O usuário tem à sua disposição estações de reabilitação, sendo que cada uma contempla uma modalidade diferente de exercício preventivo.

Há, por exemplo, estação com o objetivo de facilitar a marcha e melhorar o equilíbrio.

Com o uso da Estação Ergometria o freqüentador poderá também melhorar e manter a flexibilidade e o movimento das pernas. Num gesto simples de pedalar, o usuário consegue os resultados através de exercícios diários, sem a necessidade de acompanhamento com profissional especializado.

“Capão Bonito quer melhorar a qualidade de vida dos seus idosos e não poderia ficar de fora deste importante projeto. Mais de 180 municípios já implantaram a Praça de Exercícios do Idoso. Através de convênio, o Fundo Social de Solidariedade de São Paulo, que transfere todo o know-how aos interessados, mas para que isso aconteça alguns requisitos tem de ser cumpridos, e Capão Bonito está cumprindo todos eles”, destacou o prefeito Julio Fernando.

Antes de começar, fique atento:

Para qualquer pessoa com mais de 35 anos, o ideal é fazer o exame clínico convencional e também um teste ergométrico, para avaliar condições cardiovasculares, nível de tolerância e a resposta ao exercício. Para obter melhor resultado, é necessária uma avaliação com um profissional de educação física, antes de começar a atividade.

Para as pessoas que vão se exercitar em locais públicos sem a supervisão constante de um profissional, existem algumas dicas preciosas:

– Não se deve fazer tudo de uma vez só. A atividade física deve ser feita em doses, como os remédios: se você ficar um dia sem tomar, no outro não poderá tomar uma dose maior. É necessário começar devagar e aumentar progressivamente.

-De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), diferentes tipos e quantidades de atividade física são necessários para se obter diferentes resultados na saúde: a prática regular de 30 minutos de atividade física de moderada intensidade, na maior parte dos dias, reduz o risco de doenças cardiovasculares e diabetes, câncer de cólon e de mama.

– Os aparelhos são uma boa alternativa para sair do sedentarismo. Mas é necessário ter bom senso e ficar atentos aos próprios limites corporais e aos riscos. A falta de orientação quanto ao uso e o excesso podem resultar em lesões.

– A intensidade é individual e autorregulável. Para trazer os benefícios do exercício, você pode controlá-la. Ela deve ser de 60 a 85% de sua frequência cardíaca máxima.

Calcular esse numero é simples: é só subtrair sua idade do número 220. Exemplo: Uma pessoa de 45 anos: 220-45=175 batimentos por minuto. Neste caso, a intensidade de sua caminhada deve chegar a uma frequência de 105 a 149 batimentos por minuto. Para quem prefere skate, bicicleta ou patins, deve-se usar as mesmas regras da caminhada.

espaco_lazer2 espaco_lazer3