Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
logo-1.svg

Campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos acontece neste sábado

ANTIRRÁBICA – Neste sábado, 30 de abril, a Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente realizará a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos em Capão Bonito.

Em 2015 foram vacinados entorno de 6.300 animais entre cães e gatos, em diversos pontos da cidade.

A campanha será realizada das 9 às 16 horas com a participação de alunos voluntários do Curso de Medicina Veterinária da FAIT.

Segundo o médico veterinário da prefeitura dr. Alberto de Carvalho Neto, a vacina antirrábica é única forma de prevenção segura da doença, e deve ser administrada nos cães e gatos ainda filhotes com, pelo menos, 4 meses de vida. “O compromisso com a vacinação do animal de estimação contra esta doença é essencial para garantir a proteção contra a enfermidade tanto em animais, quanto em humanos. A consulta periódica a um médico veterinário auxilia na prevenção de outros tipos de doença tão perigosas quanto a raiva”, comentou o veterinário.

A maioria dos municípios promovem campanhas anuais de combate à doença, incentivando que os donos de pets levem seus bichinhos de estimação para que a vacina antirrábica possa ser administrada.

“No entanto, como ainda há uma grande quantidade de animais abandonados por todo o País, a transmissão da doença não é algo descartado”, acrescentou o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente – Marcelo Varela.

Conheça um pouco mais sobre a doença:

Raiva em cães – A raiva se apresenta nos cães em três tipos distintos: Raiva Furiosa, Raiva Muda e Raiva Intestinal – sendo a última a sua forma mais rara e agressiva, que causa cólicas, vômitos e hemorragias gastrointestinais, levando o cachorro ao óbito em até 3 dias. Os primeiros sinais da Raiva Furiosa são o isolamento do animal (que passa a se esconder e busca lugares escuros para permanecer), a agitação e latidos e mordid

as no ar sem motivo aparente.

Em muitos casos, o cão afetado passa a lamber o local onde foi mordido e infectado pela doença de maneira constante, recusando alimentos e tentando comer suas próprias fezes. Salivação excessiva é outro sinal comum e considerado um dos mais “clássicos” da raiva que, a partir desse período, provoca muita agressividade e a paralisia do animal, que morre em até 48 horas. Na Raiva Muda, os sinais de isolamento, cansaço e busca de locais escuros já progride para a paralisia, levando o animal à morte em pouco tempo.

Raiva em gatos – Muitos dos sintomas notados em cães também se manifestam nos gatos com raiva, sendo que os principais sinais da doença nos felinos começam com a alteração de comportamento. Falta de apetite, hidrofobia, febre, agitação extrema, salivação excessiva, muita agressividade e paralisia são comuns nos bichanos doentes, que morrem cerca de dez dias após sua contaminação.

01 1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp