Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
logo-1.svg

Veja as principais ações do município no combate ao coronavírus neste ano

ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA – Desde o início de 2021, a Prefeitura de Capão Bonito tomou uma série de ações para diminuir o impacto da pandemia de Covid-19 na população.

A Secretaria Municipal da Saúde intensificou as normativas para unidades de saúde, clínicas e Santa Casa visando garantir o cumprimento de todos os protocolos sanitários

O trabalho foi crescente, incluindo ações que foram desde a reorganização da rede de saúde do município até a contratação de novos profissionais e mais apoio as equipes de profissionais na linha de frente contra o corona.

Houve também articulação com a sociedade civil com campanha educativa para população e distribuição de alimentos para estudantes e famílias carentes.

Com o andamento da pandemia, alterações no Plano São Paulo e na medida em que setores foram sendo reabertos e passaram a registrar mais movimento de pessoas, a Prefeitura implementou uma série de medidas complementares.

O objetivo sempre é orientar a população sobre as posturas sanitárias mais adequadas, de forma a não permitir descontrole na transmissão do novo coronavírus.

Foram publicados decretos assinados pelo prefeito Julio Fernando que estabeleceram critérios para os serviços essenciais (que não chegaram a fechar) e os protocolos subsequentes (para os comércios que reabriram).

Esse trabalho passou a embasar as fiscalizações feitas pelos órgãos municipais.

O Poder Público de Capão Bonito vem fazendo a sua parte na luta contra a pandemia e convida a todos a também fazerem a sua neste momento preocupante para evitar uma nova escalada de casos.

Como forma de prestar contas e garantir transparência dos atos, segue um resumo das principais ações desencadeadas nestes quase 5 meses de gestão:

Veja o registro das principais ações executadas até agora:

Números atualizados da vacinação nesta semana:

Mais cinco novos leitos de UTI em Capão Bonito, rumo a conquista da UTI definitiva

O prefeito Júlio Fernando, o vice-prefeito e secretário de saúde Roberto Tamura e o Assessor de Relações Institucionais Matheus Francatto em reuniram com a bancada de vereadores da legislatura anterior (2017-2020) discutiram o remanejamento de emenda parlamentar impositiva da saúde para auxiliar no combate ao COVID-19 através da ampliação de cinco leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na Santa Casa de Capão Bonito.

Os novos leitos UTI serão utilizados no tratamento de pacientes de COVID-19 em casos graves.

Com esse avanço, a Diretoria Regional de Saúde do Estado de São Paulo, que arcará com os custos de manutenção junto à Santa Casa, se comprometeu que não medirá esforços para tornar a UTI de Capão Bonito definitiva, possibilitando atendimento a toda região, mesmo após a Pandemia.

Os novos leitos serão de grande importância a nossa cidade e região.

A proposta foi formalizada e encaminhada à Santa Casa, Prefeitura e Câmara Municipal.

 

Santa Casa de Capão Bonito recebeu mais 10 cilindros de oxigênio

A Prefeitura intensificando seus trabalhos na área da Saúde, preocupada com o agravamento dos casos de Covid no município, no dia 14 de março, realizou a entrega de mais 10 cilindros de oxigênio para a Santa Casa de Misericórdia de Capão Bonito.

Os cilindros foram adquiridos com recursos próprios do município, e irão auxiliar no tratamento dos pacientes internados na UTI de Capão Bonito, com os sintomas graves

Secretaria Municipal da Saúde adquiriu “kit intubação”

Composto por diversos medicamentos essenciais no processo de intubação de pacientes que apresentam o quadro mais grave do coronavírus, o chamado Kit intubação é fundamental para salvar vidas.

A Santa Casa de Capão Bonito declarou a necessidade dos insumos visto que o estoque estava no fim.

O vice-prefeito e secretário da saúde Roberto Tamura em parceria com o prefeito Júlio Fernando, optaram pela compra dos medicamentos com recursos próprios da prefeitura.

R$ 300 mil garantidos para custeio da UTI Covid e novos veículos

Em tempos de enfrentamento da pandemia, Capão Bonito vem ampliando os investimentos no Setor de Saúde Pública.

Graças ao apoio do deputado federal Vitor Lippi (PSDB), a cidade será contemplada com um importante recurso no valor de R$ 300 mil para custeio da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) COVID.

O município também receberá 4 veículos, sendo 1 ambulância para Secretaria Municipal de Saúde, 2 vans e 1 para Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

“O recurso ajudará o município a manter os leitos Covid na Santa Casa. A liberação também reforça a importância de ter um deputado federal presente na região sudoeste como o dr. Vitor Lippi. O deputado também tem uma importância nacional pela postura que tem tomado no Congresso Nacional. Agradecemos em nome do povo de Capão Bonito por tudo que ele tem feito em prol da saúde de Capão Bonito e outras cidades”, destacaram prefeito e secretário durante encontro com o deputado.

Barreira Sanitária Educativa

A Prefeitura realizou “Barreira Sanitária Educativa”, na Avenida Capitão Calixto de Almeida, em frente a Praça do Tropeiro e na Avenida Amazonas no viaduto Abib Elias Daniel.

Um dos principais objetivos da Barreira Sanitária foi fiscalizar a entrada de veículos vindos de outros municípios, principalmente da capital paulista, que terá feriado prolongado entre 26 de março a 4 de abril.

A barreira sanitária em frente a Praça do Tropeiro, foi montada em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Grande, que cedeu seus funcionários.

Cronograma de imunização contra Covid-19

A Prefeitura de Capão Bonito segue regularmente a campanha nacional de vacinação contra a Covid-19, imunizando os grupos prioritários, de acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI).

O município recebeu dos governos Estadual e Federal doses das vacinas AstraZeneca (Oxford) e CoronaVac (Sinovac).

Além disso, tomou outras medidas para tentar agilizar a vacinação em massa para a população capão-bonitense.

A Prefeitura enviou à Câmara Municipal, em caráter de urgência, um projeto de lei que ratifica o protocolo de intenções com a finalidade de adquirir vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos. A proposta já foi aprovada pela Câmara.

“Entendemos que há urgência na necessidade de vacinação, não só para frear um iminente colapso generalizado na saúde em nível nacional, como para retomarmos, o quanto antes, a atividade econômica, a geração de empregos e renda, e o convívio social”, disse o prefeito Julio Fernando.

Dentre os embasamentos para o projeto de lei aprovado pela Câmara de Capão Bonito, está a Lei nº 534, de 2021, sancionada pela Presidência da República, que facilita a compra de vacinas pela União, pelos governos estaduais e municipais, e também pela iniciativa privada.

Vacinação intensificada também na zona rural

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde esteve em bairros rurais realizado a aplicação das doses da vacina contra o coronavírus em pacientes com idade acima de 63 anos.

Paralelamente também foi realizada a vacinação contra a gripe influenza, em crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses e aplicação da segunda dose da vacina contra o coronavírus.

Profissionais da Educação estão sendo vacinados

O cadastro foi feito no site vacinaja.educacao.sp.gov.br e o público alvo da vacinação foi estabelecido pelo próprio Governo do Estado

 

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo e a Secretaria de Saúde iniciaram em abril a primeira fase de vacinação dos profissionais da Educação seguindo cronograma do Plano Estadual de Imunização do Governo de São Paulo.

O cadastro foi feito no site vacinaja.educacao.sp.gov.br e o público alvo da vacinação foi estabelecido pelo próprio Governo do Estado.

“A segurança sanitária dos profissionais da Educação é fundamental em um Plano de Retomada de Aulas. O primeiro Estado a iniciar a imunização de professores e trabalhadores do ensino é o Estado de São Paulo. É uma decisão corajosa, mas bem planejada. Profissionais de Educação serão vacinados e isso é muito importante no enfrentamento da pandemia”, destacaram o prefeito Julio Fernando e a secretaria Ana Luiza.

Professores vacinados também não esconderam a alegria de receber a primeira dose. “É mais segurança, é imunização. A gente se sente mais confiante de que iremos voltar”, destacaram professoras.

Unidades Sentinelas agilizaram atendimentos

As Unidades Sentinelas de apoio ao combate a Covid19, instaladas estrategicamente na Vila Aparecida e no Centro têm sido fundamentais na luta contra o vírus.

Os testes e o pronto atendimento aos pacientes sintomáticos são fundamentais para salvar vidas, quando antes se inicie o tratamento maior são as chances de cura do infectado. Ao todo 1025 testes SWAB (teste com o cotonete) foram realizados e 398 testes rápidos (com amostras de sangue).

A secretaria municipal de saúde agradece o empenho e o apoio de todos os profissionais da linha de frente no combate ao coronavírus.

Contratação emergencial para auxílio na conscientização contra a Covid19

A Prefeitura Municipal contratou em caráter emergencial, fiscais para ajudar no combate ao Covid-19. Até o momento, 3 pessoas já se apresentaram no RH da prefeitura.

O prefeito Júlio Fernando se reuniu no período da manhã com os novos contratados e enfatizou a importância do trabalho em conscientizar a população sobre a pandemia.

Cidade recebeu mais duas ambulâncias

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu recentemente duas ambulâncias Peugeot cabine estendida para o atendimento nas zonas urbana e rural de Capão Bonito.

De acordo com o prefeito Julio Fernando e o secretário Roberto Tamura, as ambulâncias são de extrema importância para casos emergenciais e nas transferências de pacientes entre municípios, melhorando a logística de transporte do setor.

No dia 30 de abril houve a entrega oficial de uma das ambulâncias na Unidade Básica de Saúde da Vila Aparecida.

O vereador Josiel Vieira Baitaca esteve presente e destacou a importância da entrega da ambulância para o maior bairro do município.

“Sem dúvidas é uma conquista que vai beneficiar muito os moradores da Vila Aparecida. Somos gratos ao prefeito Julio Fernando e ao secretário Roberto Tamura pela ação”, alegou o vereador que defendeu melhorias na frota nos últimos anos.

O prefeito Julio Fernando ressaltou ainda que os veículos fazem parte do Programa de Reestruturação da Frota de Saúde 2021.

 

Transporte de Saúde ganhou importante reforço

Ambulâncias ‘paradas’ desde o ano passado foram encaminhadas para conserto e revisão e estão prontas para atender a população

Ter uma frota em boas condições é vital principalmente diante dos desafios do Setor de Saúde no enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Na última terça-feira, 25/05, a boa notícia ficou por conta das ambulâncias já prontas para uso no Setor de Transporte da Saúde.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as ambulâncias foram encaminhadas para manutenção e revisão, pois desde o ano passado estavam paradas.

Os veículos apresentavam problemas mecânicos e foram levados para oficina para que houve o devido conserto e reparos.

Plasma convalescente será usado para tratar pacientes de Covid-19 em Capão Bonito

O vice-prefeito e secretário de Saúde – Roberto Tamura esteve no di 06/05, na cidade de São Paulo visitando o Instituto Butantan.

Em reunião com a equipe de pesquisa do instituto, equipe técnica de saúde do município e responsáveis pela UTI da Santa Casa, foi firmado um importante convênio que proporcionará o tratamento utilizando Plasma Convalescente em Capão Bonito.

O tratamento é direcionado aos pacientes que se enquadrarem nos quesitos necessários.

De acordo com o secretário Roberto Tamura, a Secretária Municipal de Saúde e a Santa Casa realizarão os trâmites necessários para a implantação imediata desse tratamento na cidade.

“É uma grande honra fazer parte desta pesquisa tão importante para o combate a COVID-19”, afirmou o secretário Tamura.

O convênio permitirá que Capão Bonito seja inserido no contexto do estabelecimento de uma rede para a coleta e distribuição do plasma convalescente organizada pelo Instituto Butantan.

Há diversos estudos sobre o tratamento de Covid-19 com plasma hiperimune, alguns deles realizados no Brasil.

Apoio voluntário dos artistas

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, os artistas da nossa cidade se juntaram para fazer uma atividade voluntária de conscientização ao combate a Covid-19.

A galera do Hip Hop, Flávio Cocada, Moisés Alexandre e Tainara Fernanda fizeram uma ação no centro da cidade, alertando a população sobre a importância do uso da máscara, do álcool em gel e do distanciamento social.

Secretaria de Saúde recebe doação de 300 testes rápidos

Graças a uma parceria com a Universidade UniFSP, a Prefeitura de Capão Bonito, através da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu 300 testes rápidos de identificação do vírus Sars-CoV-2(Covid-19).

Os testes foram utilizados pelos profissionais da Saúde nas UBS’s e Unidades Sentinelas de nosso município, em pacientes que apresentem sintomas a mais de 8 dias.

Mutirão de doação de alimentos

O Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Secretaria de Saúde e a Associação de Corredores de Capão Bonito realizou um mutirão de arrecadação de alimentos em todos os bairros de Capão Bonito.

Os membros da associação estarão passando de casa em casa pedindo a colaboração da população, para podermos ajudar aqueles que mais precisam.

Fiscalização intensificada

Foram realizadas ações de fiscalização e orientação aos comerciantes de Capão Bonito, com o apoio da Polícia Militar e Vigilância Sanitária.

Higienização

Foram realizadas diversas ações de higienização de pontos estratégicos de nosso município.

Logística de distribuição de kits de complementação alimentar segue protocolos sanitários e orientações do PNAE

 Centenas de alunos estão sendo beneficiados

 Como dizia o sociólogo brasileiro Herbert de Souza “Betinho” (1935-1997) – “quem tem fome tem pressa” e depois de realizar processos licitatórios foi iniciado um dos maiores programas de alimentação escolar em Capão Bonito.

A Secretaria Municipal de Educação através da Central Alimentícia iniciou a distribuição de kits com legumes e frutas nas escolas do município.

O prefeito Julio Fernando e a secretária de Educação Ana Luiza Marques Dias estiveram acompanhando a chegada dos produtos que foram entregues nas escolas da cidade.

A logística de distribuição, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, funcionou muito bem, sem filas de espera e beneficiando milhares de famílias em situação de vulnerabilidade e com cadastro social verificado pela direção das escolas.

Foram acompanhadas as entregas nas dos kits nas escolas municipais Jornalista José Carlos Tallarico, Bem Me Quer, Recanto Maria Lírio Tallarico, Girassol, Isolina, Oscar Kurtz Camargo, Profª. Maria da Conceição Lucas Mieldazis e outras.

Segundo a secretária de Educação Ana Luiza Dias, toda a logística de distribuição e protocolos foi amplamente discutida com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e seguiu rigorosamente as orientações do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)

“Queremos que a alimentação chegue o mais rápido possível a alunos e famílias carentes, principalmente neste momento crítico da pandemia de Covid-19, mas com segurança sanitária e cronograma estabelecidos. A logística nos locais visitados funcionou muito bem e vamos ampliar as ações nos próximos meses”, destacou a secretaria que vem acompanhando a distribuição.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp