Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
logo-1.svg

Santa Casa chegou a ter pico de atendimento de 221 pessoas no dia 17 de abril

AUMENTO DE DEMANDA | Mediante a imagem de um paciente deitado no saguão do Pronto Socorro na data de 17 abril, por volta das 13h40, a Santa Casa de Capão Bonito, o hospital emitiu uma nota de esclarecimento.

De acordo com a direção da Santa Casa, o Paciente chegou ao Pronto Socorro com um acompanhante, antes mesmo do acompanhante fazer a ficha de atendimento e sem o conhecimento da nossa equipe, o paciente deitou no chão do Pronto Socorro por falta de cadeira disponível, visto que o saguão estava cheio de pacientes.

“Enquanto o acompanhante finalizava a ficha de atendimento, nosso funcionário foi avisado do paciente deitado no chão por outra pessoa que estava no saguão, e com uma cadeira de rodas o acolheu para dentro do Hospital, onde o paciente aguardou atendimento médico – o tempo em que o paciente ficou no chão foi de 04 minutos; a patologia do paciente era dor abdominal, onde o mesmo foi atendido pelo médico, medicado, ficou em observação e as 16h55 foi liberado e encaminhado para tratamento ambulatorial, portanto, não havendo prejuízo a saúde do paciente”, esclareceu a Santa Casa (dados extraídos da ficha de atendimento e circuito de imagem).

De acordo ainda com o hospital, na data de 17 de abril, principalmente no meio do dia, houve um pico de atendimento fora do normal no Pronto Socorro, que por algum tempo ficou sem ter lugares disponíveis para acomodar todos os pacientes no saguão. Afim de amenizar a situação, e em conversa com a Secretaria Municipal de Saúde, foi encaminhado mais um médico da rede para ajudar no atendimento dos pacientes, e assim amenizar a situação, logo no começo da noite o atendimento estava normalizado.

“Ao todo, no dia 17 de abril, foram atendidos 221 pacientes no Pronto Socorro, que aumentou a demanda da unidade e sobrecarregou a estrutura, resultando em um tempo de espera maior para os atendimentos; pois, mesmo com as equipes médicas e de enfermagem completas e trabalhando normalmente, como a procura estava alta, o atendimento levou um pouco mais de tempo do que o comum, contudo é importante salientar que o paciente em questão e todos os outros pacientes que procuraram o serviço foram atendidos. Ninguém foi dispensado!”, destacou a Santa Casa.

O hospital aproveitou ainda para informar a população que ultimamente está registrando um atendimento acima da média no Pronto Socorro, sendo que a principal causa desse aumento na procura por atendimento médico são: síndrome gripal, síndrome respiratória, sintomas de Dengue e Sintomas de Covid-19.

“Desta forma, pedimos a população que nos casos mais leves procurem os Postos de Saúde, há mais de 50 médicos no município, todos os postos de saúde estão com suas equipes completas e aptas para atendimento dos casos mais leves. Orientamos a procurarem o Pronto Socorro somente nos casos mais graves, lembrando sempre que o a real função do Pronto Socorro é atender pacientes que estejam em estado de urgência ou emergência, ou seja, pessoas que que tenham um quadro de saúde mais grave, como acidentados, suspeita de infartos, derrames, apendicite, pneumonia, fraturas, entre outras complicações. Contamos com a compreensão de todos e a disposição para esclarecimentos”, informou o hospital.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp