Na raça e na superação: estudante capão-bonitense mostra que é possível e é aprovado em Direito e Medicina em universidades mais concorridas no Brasil

Por Wagner D´Antonio

SUPERAÇÃO | É sempre bom contar uma bela história de superação, principalmente de alguém que está tornando os sonhos em realidade.

O capão-bonitense Pedro Felipe Carvalho Vaz, de 28 anos, entrou em contato com o Setor de Comunicação da Prefeitura de Capão Bonito nesta quinta-feira, 01/02, para contar a sua trajetória de vida.

E que história e conquista leitores e internautas! Pedro Vaz simplesmente acaba de ser aprovado para ingressar em duas Universidades: USP em Direito e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Medicina, as mais concorridas do país.

Pedro já fez a opção e iniciará Direito, curso que almejava desde a adolescência.

Amanhã ele conhecerá a Faculdade de Direito da USP, no Largo de São Francisco, e fará um tour para os alunos aprovados. É Capão Bonito na USP senhoras e senhores!

Trajetória toda na Rede Pública – Vamos conhecer melhor este prodígio da educação que está chegando lá na raça, estudando em escola pública e pela internet.

Ele começou na escola “Profª. Maria Borges Domingues Bugni” no Jardim São Francisco: pré-escola, depois foi para a escola Isolina Leonel Ferreira: 1ª a 4ª série, passou pela escola “Profª. Maria da Conceição Mieldazis”: 5ª a 8ª série, escola estadual Padre Arlindo Vieira: 1° ano do ensino médio e escola estadual Prof. João Baptista do Amaral Vasconcellos – Vila Aparecida: 2° e 3° ano do ensino médio, onde se formou.

“Meus pais e avós não terminaram a escola. Sou a primeira pessoa da minha família a ingressar no ensino superior. Quando era criança comecei a trabalhar ajudando meu tio do bar dele, Bar do Joel, depois das aulas trabalhava por umas 2 ou 3 horas, tinha por volta de 7 anos de idade. Aos 13 anos eu já ia na roça colher feijão no período de férias escolares. Assim aprendi o valor do trabalho. Na escola eu não era considerado um bom aluno, era bagunceiro, apesar dos professores me considerarem inteligente. Eu estudei sozinho pela internet para fazer o ENEM e passar em Medicina e Direito. Minha mãe é empregada doméstica e não poderia bancar meus estudos. Meu autor favorito é Shakespeare. Meu livro favorito é Dom Quixote, do autor espanhol Miguel de Cervantes. Onde o personagem Dom Quixote, acompanhado de seu cavalo Rocinante e seu fiel escudeiro Sancho Pança, dão valiosa lição sobre resiliência e persistência, sobre fazer as coisas por um propósito sem nunca desistir. Esse livro me inspirou muito. Tudo isso é importante para mostrar para outros alunos de família humilde como eu, que estudam em escolas públicas aí em Capão Bonito, que eles podem ir longe, podem chegar onde quiserem, mesmo sem apoio e sem ninguém para acreditar neles além deles mesmos. Uma vez um professor me disse que se eu fizesse o ENEM e fosse bem, poderia estudar direito na USP que é a melhor universidade da América Latina, eu acreditei e consegui. Se algumas pessoas lerem está matéria e se sentirem um pouco inspiradas com a minha singela história, podemos mudar um pouquinho o mundo”, informou Pedro.

Perguntamos ao Pedro Vaz também se ele tem mais algum ‘segredo’ ou ‘dica’ para se conseguir tamanhos feitos. Pedro, na humildade, afirmou que na sua opinião é usar os meios disponíveis para estudar e ir atrás do próprio sonho. “Às vezes pode parecer impossível, mas com um pouco de disciplinas e algumas horas de estudo por dia é totalmente possível. Hoje em dia a internet tem muita informação útil que se usada da maneira certa pode preparar gratuitamente para o ENEM ou qualquer concurso”, enfatizou.

Importante destacar que a Faculdade de Direito da USP já formou 8 presidentes da república e teve alunos ilustres como Monteiro Lobato e José de Alencar e Pedro Vaz terá aulas com ministros do STF e grandes nomes do Direito no Brasil. Quem sabe estamos falando de um futuro juiz, desembargador ou ministro…?

O prefeito Júlio Fernando, que é advogado, foi informado sobre a linda história de Pedro Vaz e afirmou que a conquista do jovem capão-bonitense é inspiradora para os estudantes de Capão Bonito que estão iniciando as aulas.

“Pedro, quero que saiba que temos muito orgulho de você! Sucesso no Direito e que sua trajetória inspire nossos jovens. Nenhum sonho é impossível quando se tem determinação. Capão Bonito, sua família e amigos têm muito orgulho de você e tenho certeza que estamos diante de um grande cidadão”, destacou o prefeito em nota.

Quanto ao escriba desta notícia, “quero que saiba Pedro Vaz que foi uma honra contar sua história para Capão Bonito e agora o mundo via internet. Obrigado pela confiança. A Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo (Paulo Freire)”.