Governo Federal confirma implantação do SAMU em Capão Bonito

SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA | A Prefeitura de Capão Bonito recebeu uma ótima notícia: a confirmação da implantação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – 192) no município.

Essa informação foi oficializada pelo SAIPS (Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde) do Governo Federal, com valores já empenhados para o projeto.

A conquista dessa importante estrutura de saúde não foi um processo simples.

Desde 2021, a administração municipal, em conjunto com o vereador e líder de Governo na Câmara, Rafael do Abner, iniciou uma articulação intensa para trazer o SAMU para Capão Bonito. E hoje, esse esforço foi recompensado.

A implantação do SAMU já estava em tramitação nos sistemas do Governo Federal, com destaque para o Ministério da Saúde, que liberou mais de R$ 1 milhão para a compra de uma ambulância equipada com tecnologia de ponta e recursos necessários para garantir um atendimento ágil e eficaz.

Com a aprovação garantida e os recursos assegurados, a próxima etapa agora é disponibilizar o local de implantação do SAMU, o que será realizado com recursos próprios do município.

“Essa fase demandará planejamento e dedicação, mas é mais um passo importante rumo à melhoria dos serviços de saúde em Capão Bonito”, destacou o vice-prefeito Roberto Tamura.

“O objetivo principal da implantação do SAMU é oferecer um serviço de atendimento rápido e eficiente para vítimas de urgência e emergência, visando minimizar sequelas e, principalmente, salvar vidas. Com uma equipe altamente treinada e uma estrutura adequada, o SAMU será um aliado fundamental no cuidado da saúde da população capão-bonitense”, acrescentou o prefeito Júlio Fernando.

Essa conquista é fruto do trabalho conjunto entre a gestão municipal, o apoio dos vereadores e o empenho da comunidade em buscar melhorias para a saúde pública local.

“Agradecemos a todos que contribuíram para que esse projeto se tornasse realidade e reafirmamos o compromisso de continuar trabalhando incansavelmente pelo bem-estar e pela qualidade de vida de todos os cidadãos de Capão Bonito. Que o SAMU seja um divisor de águas na assistência à saúde em nosso município, proporcionando atendimento de excelência e garantindo o direito fundamental à saúde para todos os capão-bonitenses”, frisou o vereador Rafael do Abner.