Ministro do Esporte anuncia Centro Esportivo Comunitário em Capão Bonito

INVESTIMENTO NO ESPORTE | Na tarde de sexta-feira, 1º de março, Capão Bonito recebeu uma visita ilustre no Centro de Convenções Joel Humberto Stori.

O ministro do Esporte, André Fufuca, desembarcou na cidade para anunciar a liberação de recursos destinados à construção de um Centro Esportivo Comunitário. Acompanhado pelo deputado federal e presidente estadual do Progressistas, Maurício Neves, o ministro trouxe boas novas para a região sudoeste do estado.

O prefeito Júlio Fernando, a primeira-dama e secretária de Educação – Ana Luiza e o vice-prefeito e secretário de saúde – Roberto Tamura, além de prefeitos, vereadores e outras autoridades, foram os anfitriões do evento e receberam calorosamente o ministro e sua comitiva.

Ao receber a notícia sobre o importante investimento, o prefeito Júlio Fernando anunciou que a cidade disponibilizará uma área de 3 mil m² para a execução do projeto, demonstrando o comprometimento da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local.

Além do Centro Esportivo Comunitário, foram anunciados investimentos importantes para o setor esportivo em diversas cidades da região sudoeste, evidenciando o compromisso do governo federal em promover o acesso ao esporte e lazer para as comunidades.

O evento contou com a presença de representantes de 15 cidades da região, que vieram prestigiar o anúncio dos investimentos.

O prefeito Júlio Fernando aproveitou a oportunidade para expressar sua gratidão ao ministro André Fufuca e ao deputado Maurício Neves pelo apoio às demandas da cidade e região.

“Estamos unidos para fazer Capão Bonito e região avançar ainda mais! Com a construção do Centro Esportivo Comunitário e os investimentos anunciados, tenho certeza de que proporcionaremos mais oportunidades para nossos jovens e fortaleceremos o espírito esportivo em nossa comunidade”, destacou o prefeito.

Com a promessa de um futuro promissor para o esporte local, a visita do ministro do Esporte e o anúncio dos investimentos representam um passo significativo na construção de uma cidade mais saudável, ativa e inclusiva para todos os seus cidadãos.

Programa TEAtivo – O ministro André Fufuca também anunciou que o Projeto TEAtivo se expandirá para todo o Brasil

“Firmamos uma importante parceria entre o Ministério do Esporte e a Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil) para a implantação do Programa TEAtivo. O contrato assinado no dia 21/02, em Brasília, garante a captação de recursos por meio da Lei de incentivo ao Esporte (LIE). O objetivo da iniciativa é ofertar atividades físicas e esportivas a pessoas com desenvolvimento atípico. O programa TEAtivo, do Ministério do Esporte, busca a inclusão de crianças dentro do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) que, na prática, sempre estiveram alijadas das atividades físicas e práticas esportivas nas escolas. No caso das Apaes, o atendimento é ampliado a todos os usuários do movimento, que incluem pessoas com outros tipos de deficiência intelectual e deficiência múltipla”, destacou o ministro.

O escopo do programa TEAtivo prevê a capacitação de profissionais para a composição de equipes interdisciplinares e a acessibilidade dos locais. Os recursos destinados podem ser usados para a contratação de educadores físicos, supervisores, coordenadores pedagógicos, fisioterapeutas e estagiários, bem como para a compra de equipamentos, material esportivo e pedagógico.

A parceria é um resultado direto da Portaria 64, do Ministério do Esporte, que entrou em vigor em novembro, cujas instruções técnico-pedagógicas aprimoraram o Programa TEAtivo, ampliando a inclusão esportiva para todos os níveis do espectro autista a partir dos seis anos de idade e prevendo 50% de vagas para mulheres. A medida foi considerada um marco no avanço da promoção de práticas esportivas, psicomotoras e de lazer.

“Torcemos para que outros espaços tenham essa sensibilidade demonstrada pela Apae, que venham somar e fazer história. O autismo é uma realidade para milhões de famílias brasileiras que merecem atenção, carinho e acima de tudo resposta do poder público. Não poderia ter um parceiro melhor para iniciar estas ações em tantos estados como a Apae e a gente espera que elas sejam multiplicadas e capilarizadas em todo o Brasil”, concluiu o ministro André Fufuca.