Condersul realizou primeira reunião do ano em Apiaí

Vice-prefeito e secretário de Saúde – Roberto Tamura esteve presente

CONSÓRCIO | Aconteceu no Plenário “Dr. Rubens Calazans Luz” da Câmara Municipal de Apiaí, no dia 30 de janeiro, o primeiro encontro do ano do Condersul – Consórcio de Desenvolvimento das Regiões Sul e Sudoeste do Estado de São Paulo.

Na pauta, além do balanço financeiro do consórcio, informações e levantadas demandas como a manutenção do Hospital “Dr. Adhemar de Barros” que atende a região do Alto Vale, as SPs 249 e I65 e a vicinal API-10 que liga Apiaí com o município de Itaóca.

Nos assuntos tratados, a lei federal que obriga a proteção de dados dos munícipes comentado por Anderson Toni, da empresa Norte Sul Consultoria Jurídica, expôs a importância da conscientização, a regulamentação através de lei municipal, a proteção de uma forma geral.

Falando da produção agrícola, o secretário de Agricultura de Itapeva – Paulo Lúcio Martins, comentou sobre o Sistema de Plantio de Hortaliça – SPDH, desenvolvido em Santa Catarina há trinta e cinco anos e virou política pública no Estado do Paraná há dois anos.

Segundo o palestrante, Apiaí seria um dos maiores beneficiados com o sistema, pois possui uma terra com declive que fica difícil de trabalhar, essa tecnologia seria uma possível solução para produzir mais com economia e cuidados com o Meio Ambiente – o objetivo é provocar o governo estadual para trazer capacitação sobre o assunto.

Após a exposição, Paulo abriu para perguntas. A professora Marcele Bernardo questionou como trazer essa tecnologia – ouviu que a mobilização dos municípios poderá impulsionar o governo estadual a capacitar os agricultores e incentivou que isso seja feito além do poder público, empresários e órgãos de classe.

Recebendo os visitantes estiveram o presidente da Câmara Municipal vereador André de Souza, o prefeito Sérgio Barbosa, vice-prefeito Polaco Moura, vereadores Ari Kinor, Joseni Barbosa, Ricardo Assis, Sandro Cosmo e João Paulo Pedroso, secretários do município e moradores de Apiaí e região.

O prefeito apiaiense Sérgio falou sobre a importância dessa união dos prefeitos e exibiu um filme mostrando Apiaí e seus destaques.

Dirigindo o encontro esteve o prefeito de Itararé e presidente do Condersul – Helinton do Valle, cujo trabalho junto à Santa Casa daquele município contribuiu para que deixasse de ter intervenção e ficasse em ordem para receber apoio do governo estadual, falou sobre a o Hospital de Apiaí e a luta que devem ter para manter o convênio com o Estado, como também a ampliação do atendimento de hemodiálise em Itapeva.

Nesse encontro também participaram os prefeitos Júlio Cesar – Itapirapuã Paulista, Mário Tassinari – Itapeva, Ivan Nolasco e a primeira dama Maria Anunciata de Barra do Chapéu e o vice-prefeito e secretário de Saúde – Roberto Tamura de Capão Bonito.

Durante o evento a imprensa regional esteve presente.

Segundo o presidente do consórcio, prefeito Helinton: “Essa primeira reunião do ano renova as expectativas para darmos continuidade nos trabalhos pela nossa região. Junto aos municípios parceiros, traçamos novas estratégias e buscamos novas alternativas para as demandas de nosso Sudoeste Paulista”.