Abertura de Abrigo de Inverno em Capão Bonito para pessoas em situação de rua

OPERAÇÃO NOITES FRIAS | A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social abriu na segunda-feira, 01/07, o Abrigo de Inverno para pessoas em situação de rua.

O abrigo foi projetado para fornecer um refúgio seguro e acolhedor durante os meses mais frios do ano, garantindo que os mais vulneráveis da cidade tenham acesso a necessidades básicas e apoio integral.

No Abrigo de Inverno, os beneficiários podem se alimentar, tomar banho, dormir em segurança e ter acesso a produtos de higiene, roupas limpas, cobertores quentinhos e até caminhas para seus pets.

Além disso, a infraestrutura inclui atendimento com orientador social, assistente social, encaminhamento para internação, programas temporários de trabalho e busca ativa para contato com familiares.

O abrigo funcionará durante todo o inverno, contando com uma equipe técnica dedicada a garantir que todas as pessoas em situação de rua sejam tratadas com respeito e carinho.

O prefeito Júlio Fernando, ao lado da primeira-dama e secretária de Educação – Ana Luiza, o secretário de Desenvolvimento Social – Romano de Oliveira, e a equipe da secretaria, estiveram presentes na abertura oficial.

Eles destacaram a importância das ações de acolhimento no inverno.

“É uma ação com várias mãos. Quero agradecer também à vereadora Lu da ONG, que nos ajudou com produtos para o abrigo, parabenizar a Secretaria de Educação pelo empréstimo do local e a confecção das cortinas através do Fundo Social de Solidariedade. É Capão Bonito cuidando cada vez mais de gente!”, destacou o prefeito Júlio Fernando.

A Secretaria de Desenvolvimento Social também destacou que a equipe do CREAS referência o abrigo com sua equipe de abordagem, que realiza os serviços de encaminhamento dessas pessoas em situação de rua durante todo o ano.

“Informamos ainda que não obrigamos as pessoas em situação de rua a irem para o acolhimento de inverno, pois é realizado um trabalho de conscientização. Além disso, há algumas pessoas que permanecem nas ruas, porém possuem residência fixa”, esclareceu a secretaria.

A iniciativa do abrigo de inverno é um passo significativo para assegurar que as pessoas em situação de rua de Capão Bonito tenham um lugar seguro e acolhedor durante os meses mais frios. Com o apoio contínuo da comunidade e das autoridades locais, a cidade avança na promoção do bem-estar e da dignidade para todos os seus cidadãos.

A inauguração deste abrigo reflete o compromisso da gestão municipal em implementar políticas públicas que fazem a diferença na vida das pessoas, promovendo um ambiente de cuidado e solidariedade em Capão Bonito.