Defesa Civil de Capão Bonito participa da Operação São Paulo Sem Fogo 2026

PREVENÇÃO | A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Capão Bonito participou, nos dias 19 e 20 de maio de 2026, da Oficina Preparatória da Operação São Paulo Sem Fogo, realizada no município de Itapeva-SP.

Representando o município, estiveram presentes sete integrantes da Defesa Civil de Capão Bonito, entre eles o coordenador municipal Reinaldo Adriano, além dos demais agentes que atuam diretamente nas ações preventivas e operacionais do município.

Durante a capacitação, os participantes receberam orientações técnicas, treinamentos práticos e instruções operacionais voltadas ao combate de incêndios em cobertura vegetal, prevenção de queimadas e atuação integrada entre os órgãos de emergência. Também foram abordados procedimentos de segurança, utilização de equipamentos específicos, estratégias de combate ao fogo e ações de resposta rápida em ocorrências ambientais, além de entrega do Kit de Estiagem, onde a Defesa Civil Estadual fortalece alguns equipamentos específicos para combate à incêndios.

A oficina integra as ações da Operação São Paulo Sem Fogo, programa do Governo do Estado de São Paulo voltado à prevenção e redução de incêndios florestais e queimadas durante o período de estiagem.

Segundo a Defesa Civil de Capão Bonito, a participação no treinamento fortalece a preparação das equipes municipais para atuação durante os períodos de maior risco de incêndios, garantindo mais eficiência, segurança e rapidez nas respostas às ocorrências em áreas urbanas e rurais do município.

A Defesa Civil reforça ainda a importância da conscientização da população quanto aos riscos das queimadas irregulares e destaca que a prevenção continua sendo a principal ferramenta para evitar danos ambientais, riscos à saúde e prejuízos à comunidade.

Brigadistas participantes

Fabiano Mendes

Fernando Gilmar de Lima

Diego Zanetini

Joao Paulo da Costa Jr.

Sidney Machado

Diogo Silva

Coordenador

Reinaldo Adriano Oliveira

Defesa Civil de Capão Bonito

“Defesa Civil Somos Todos Nós.”

Mais notícias