Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

“O Empretec me fez acreditar cada vez mais no meu negócio e no meu poder”, diz empreendedora de Capão Bonito

Proprietária da ‘Loucos por Açaí’, Rose Oliveira, atribui parte do sucesso de seu negócio ao Sebrae-SP, que a auxilia desde 2021 com cursos, consultoria e projetos

EMPRETEC | Aos 35 anos, Rose Oliveira, após ter passado por vários empregos no comércio de Capão Bonito, decidiu empreender e abrir o seu próprio negócio. Em setembro de 2019, ela inaugurou a ‘Loucos por Açaí’, porém não imaginava que no ano seguinte viria a pandemia, que fechou as portas de todos os comércios não essenciais do país.

Na ocasião, pagando aluguel e sem poder receber clientes, a empresária investiu no delivery, e desta forma conseguiu alavancar o seu comércio, recebendo inúmeros pedidos de entrega. Outro ponto crucial foi o fato de não haver concorrência em sua cidade neste setor.

“Minha família consumia açaí, mas tínhamos que ir a outras cidades para podermos degustar dessa iguaria. Como consumidora, eu senti a necessidade de abrir uma loja em Capão Bonito. Aos poucos as coisas foram se encaixando e tudo conspirando a favor. Abrimos em setembro, mas em março seguinte estávamos fechados por causa da pandemia. E, felizmente, apesar de toda a tristeza, o nosso negócio cresceu. Voltei a trabalhar de portas fechadas e como eu já tinha o delivery isso ajudou muito o meu negócio, pois eu não precisei me adaptar”, lembra a empresária.

Dificuldades? Sim, Rose passou por algumas no início, mas com a ajuda do Sebrae-SP, ela pôde ajustar os pontos e continuar a sua jornada de sucesso.

“Em 2021, o Sebrae surgiu em nossas vidas. Ganhei na época uma consultoria totalmente gratuita. Eles nos indicaram cursos e nos acompanharam, até nos auxiliando a montar uma equipe, mostrando os prejuízos, as despesas, precificação, marketing, entre outros. De lá para cá, o Sebrae tem estado junto conosco, nos auxiliando, orientando e ensinando a como administrar o nosso negócio”, ressalta Rose.

Mudando a vida com o Empretec – Três anos depois, Rose decidiu se inscrever para o processo seletivo do Empretec, pois sentiu que era o momento certo para o desafio. Passou na entrevista e encarou os seis dias de total imersão que o seminário proporciona.

“Eu gostei muito de fazer o Empretec, porque passei muita dificuldade. Por mais que a pandemia na época tenha me ajudado, ela me atrapalhou também, porque eu tinha um investimento a pagar. Sinceramente às vezes tinha vergonha, porque lutávamos e parecia que não saíamos do lugar. No Empretec, vi vários comerciantes e empreendedores com a mesma dificuldade. Percebi que era um processo que tinha que passar, para mim foi muito especial, porque ele mexeu muito com a minha vida particular e minha vida de empreendedora”, desabafa.

Durante o seminário, Rose aprendeu sobre persistência e resistência. Assim como valores que ela antes não dispendia em sua trajetória comercial e pessoal.  “Lembro que me emocionei muito quando ouvi que eu saí de uma família sem estrutura nenhuma e pobre, mas que de mim iriam sair meus filhos, pessoas abençoadas com o meu sucesso. São seis dias que você vê o quanto às vezes está errado ou quanto às vezes você é especial. O Empretec mexeu muito comigo, com o meu negócio e principalmente com a minha vida pessoal. Ele abriu a minha mente. Indico para que as pessoas façam, é um momento único, não tem como sair igual quando entrou. Ele me ensinou a ter a visão do meu negócio. Porque às vezes você pensa em desistir, mas ali nos fazem acreditar que vamos vencer. Eu saí valorizando cada segundo da minha vida, cada tempo que eu passo com meus filhos e cada tempo que eu passo no meu negócio. Saí com sede de cada dia aprender mais e mais, porque o aprendizado nunca é demais para quem quer crescer na vida”, conta.

Uma nova era – Em fevereiro, por meio do Sebraetec, Rose ganhou mais uma ferramenta para fomentar o seu negócio. Agora sua empresa possui um site profissional, a partir do qual ela deseja oferecer franquias para quem está começando a empreender e quer investir no ramo.

“O Sebraetec me ajudou muito, foi um presente especial. Agora, nesse mês estamos dando continuidade ao projeto de franquias. Uma conversa que devo ao Sebrae-SP, que criou uma ponte para mim, pois em 2023 nós participamos da Feira do Empreendedor. Conheci um pessoal que trabalhava com franquia e eu apresentei o meu negócio. Só estava esperando sair o registro do nome para fecharmos a parceria. Estamos trabalhando e se Deus quiser, daqui uns três meses já vamos estar com nossa loja pronta para vender a franquia. Graças ao Empretec, que me fez acreditar cada vez mais no meu negócio e no meu poder”, confessa.

Hoje, aos 40 anos, Rose não vê a hora de iniciar a carreira como franqueadora e tem o sonho de quem sabe expandir até para o exterior a rede de lojas. “Eu quero ver o meu negócio alavancando, porque eu me espelho muito nessas grandes franquias que existem no Brasil e até mesmo no exterior. Eu quero que o meu negócio, se possível, alcance também outros países, isso será uma grande realização”, finaliza.

Seminário em Itapeva – Seis dias de imersão com atividades práticas, cientificamente fundamentadas, que mostram como agem os empreendedores de sucesso. Essa é a dinâmica do Empretec, considerado como o principal programa de formação de empreendedores do mundo, que está com inscrições abertas para nova turma em Itapeva. O curso será realizado pelo Sebrae-SP. As atividades serão realizadas entre os dias 24 e 29 de março, das 8h às 18h.

Para o gerente regional do Sebrae-SP, Wilson Borges, o Empretec é um verdadeiro divisor de águas na vida do empreendedor. “Os participantes enfrentam desafios reais do mundo empresarial e aprendem a lidar com riscos, planejar estratégias e fortalecer habilidades como liderança e resiliência. É uma experiência indispensável para quem deseja levar seu negócio ao próximo nível e alcançar o sucesso”, destaca.

Para participar do curso, que é pago, é preciso passar por uma entrevista de seleção, que serve para identificar o perfil empreendedor do participante e avaliar se a pessoa está em um momento de vida adequado que permita absorver toda a experiência e aprendizado que o evento proporciona. A lista de interesse está no link https://forms.office.com/r/a4R1eeW71m. Mais informações pelo telefone (15) 3526-6030 ou WhatsApp (15) 99795-1624.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp