Encontro em Capão Bonito reúne prefeitos e secretários estaduais para avançar na superação da extrema pobreza

O encontro em Capão Bonito serviu para orientar as prefeituras sobre as providências a serem tomadas para receberem os benefícios e recursos do São Paulo Solidário “Além da Renda”

 

VISITA SECRETÁRIO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – O secretário estadual de Desenvolvimento Social Rodrigo Garcia esteve na sexta-feira, 24 de maio, em Capão Bonito para cumprir agenda no município.

 Pela manhã visitou o Centro Dia para Idosos onde estavam presentes o prefeito de Capão Bonito, Julio Fernando, o vice Marco Citadini, o secretário municipal de Assistência Social, Fabrício Olivati, e o secretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, deputado Edson Giriboni.

O Centro Dia de Capão Bonito foi o 14º inaugurado no Estado, em julho de 2012. O equipamento recebeu investimentos de R$ 300 mil do Governo de São Paulo e outros R$ 450 mil do município.

“Sinto satisfação como prefeito, com apoio dos secretários Giriboni e Rodrigo Garcia, poder trazer melhorias para população. Hoje temos o Centro Dia considerado o melhor e mais bonito do Estado”, agradeceu o prefeito Júlio Fernando.

A construção de Centros Dia faz parte do Programa São Paulo Amigo do Idoso, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, que apoia os municípios na implantação de espaços de acolhimento, proteção e convivência de idosos semidependentes, com idade igual ou superior a 60 anos.

O vice-prefeito Marco Citadini recordou fatos históricos que inibiram o desenvolvimento da região sudoeste e elogiou a maior presença do estado através do governador Geraldo Alckmin.

Já o secretário municipal de Assistência Social, Fabrício Olivati, lembrou a importância do Governo na execução do programa.

“Este Centro Dia foi implantado com ajuda do Estado. Temos outros projetos estão sendo desenvolvidos, por isso hoje é um dia especial”, afirmou.

“O Centro Dia de Capão Bonito é referência para o Estado. Não apenas pela sua estrutura, mas pela equipe que trata com carinho os idosos que são atendidos aqui”, lembrou o Rodrigo Garcia.

“O Centro Dia para Idoso oferece qualidade de vida e sem perda de vínculos com a família, que é o mais importante. São Paulo é o primeiro Estado a investir em equipamentos públicos como esse”, finalizou o secretário.

O secretário também conheceu toda a estrutura do Centro Dia e esteve no Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS), localizado na Vila São Paulo, onde são desenvolvidas várias ações voltadas a qualificação de jovens e adolescentes e cursos de geração de renda.

À tarde Rodrigo se reuniu com 44 prefeitos para apresentar as orientações técnicas do Programa São Paulo Solidário “Além da Renda”.

O evento foi na Câmara Municipal de Capão Bonito.

 Além do prefeito Júlio Fernando e do secretário de Recursos Hídricos Edson Giriboni, também participaram o vice-prefeito Marco Citadini e o presidente da Câmara Municipal, vereador Célio de Melo.

O programa para superação da extrema pobreza visa promover a mobilidade social das pessoas que vivem com algum tipo de privação social. “Temos que trabalhar em parceria para dar melhor qualidade de vida à população, em especial os mais carentes”, comentou o prefeito Júlio Fernando.

O São Paulo Solidário está estruturado em três eixos: a localização feita pelo Busca Ativa; a organização dos dados resultando no diagnóstico chamado Retrato Social; e a responsabilização efetiva de cada uma delas na superação de suas privações socioeconômicas, com a assinatura da Agenda da Família Paulista.

“Desde o inicio das ações, pensamos em incluir aditivos sociais, não focar apenas na renda. Não foi fácil. Muitos de vocês viveram a busca das famílias, as visitas sociais, a assinatura da agenda da família”, lembrou o secretário Rodrigo Garcia. “E o Além da Renda, lançado há um mês pelo governador Geraldo Alckmin, é a nova estratégia pra superação da extrema pobreza”, comentou.

 

Com o “Além da Renda”, o Estado garante apoio real para a superação das privações, a partir de investimentos pontuais nas cidades beneficiadas. “Demos um passo importante pra mostrar que renda é necessário, mas a solução não vem apenas com transferência. O São Paulo Solidário oferece oportunidade para o Estado avançar. Temos condições econômicas e a melhor rede social instalada do Brasil”, finalizou o secretário.

Em 2012, foi iniciado o atendimento efetivo em 97 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de São Paulo. Este ano são as 483 cidades do interior do Estado, que estão em fase de capacitação dos visitadores sociais e realização da Busca Ativa. A totalização dos 645 municípios paulistas será em 2014, com a inclusão das 65 cidades das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista.

Mais notícias