Mutirão de catarata em Capão Bonito: um novo olhar a quem precisa

Serão realizadas um total de mais de 90 cirurgias de cataratas

PROJETO FILA ZERO | A Prefeitura de Capão Bonito através da Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta quinta-feira, 25/05, na Santa Casa, mais uma ação do Projeto Fila Zero com um grande mutirão de cirurgias de cataratas e pterígio.

Serão realizadas um total de mais de 90 cirurgias de cataratas no Centro Cirúrgico pelas mãos do oftalmologista dr. Eurípedes Lopes Vieira Neto.

De acordo com o oftalmologista este número pode dobrar, ou seja, chegar a 180 se houver necessidade de cirurgia nos dois olhos dos pacientes.

“É um novo olhar para quem precisa. Destaco a importância da operação de cataratas por seu valor clínico, mas principalmente por sua função social, que é devolver autonomia e qualidade de vida para os pacientes”, destacou o prefeito Júlio Fernando que esteve acompanhando o mutirão com o diretor de Saúde – Juliano Venturelli.

Pacientes ouvidos também destacaram a importância da cirurgia acontecer em Capão Bonito, sem mais a necessidade de ir para São Paulo ou outras cidades.

Depoimentos – Sentados, alguns com pensamentos longe, outros um pouco apreensivos, mas todos com esperança de uma vida nova, os pacientes estiveram ali para realizar a tão esperada cirurgia de catarata que tornará sua visão mais nítida, com cores e contrastes.

A moradora da Vila Bela Vista, a aposentada Rosa Maria da Silva destacou a importância do procedimento acontecer em Capão Bonito. “É ótimo, sem necessidade de madrugar em busca do procedimento. Estou muito feliz de acontecer aqui na Santa Casa”, alegou.

A aposentada Maria Aparecida, da Vila Aparecida, afirmou a Assessoria de Imprensa da prefeitura que esperava a 1 ano pela cirurgia. “Pensei que teria que ir para outra cidade, mas o fato de acontecer aqui na Santa Casa deixa realmente tudo mais fácil, até para quem me acompanha”, disse.

Outra moradora que elogiou a iniciativa foi a sra. Vera do Bairro Querência do Turvo, na zona rural. “É muito importante para nós ter um acesso mais rápido e um atendimento aqui mesmo na nossa cidade. Parabéns a Prefeitura e Secretaria de Saúde pela iniciativa. Espero que continue”, alegou.

O oftalmologista dr. Eurípedes Neto, explicou como é realizado o procedimento eletivo.

“No primeiro momento, os pacientes dilatam a pupila e aguardam para serem chamados para a cirurgia oftalmológica. Geralmente os procedimentos costumam ser muito rápidos. Na cirurgia de catarata o paciente tem alta na hora. Isso nos deu a liberdade de um alto fluxo, a circulação é maior do paciente, podendo aumentar em até três vezes mais as cirurgias”, explicou.

O diretor da Santa Casa – Nilton Soares ainda acrescentou. “Com os investimento e readequação de espaços internos do hospital e do Centro Cirúrgico estamos retomando as cirurgias, em especial a de catarata, com maior capacidade de atendimento e avançando nesses procedimentos”, frisou.