ESTATÍSTICAS DE EMPREGO – A Secretaria de Governo, Indústria e Comércio vem acompanhando mês a mês as estatísticas de emprego do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Os dados são considerados importantes para nortear as ações do Governo Municipal, visando ampliar postos de trabalho em Capão Bonito.
Nesta semana, um comparativo apresentado mostra que mesmo diante de um cenário de reflexos da pandemia de Covid-19, o município apresentou um saldo mais positivo do que 2020 (Confira detalhes na tabela elaborada).
Conforme os dados extraídos do CAGED em 2020 a cidade teve um saldo total de 177 empregos e neste ano o número já é de 248.
Um detalhe que chama a atenção é mesmo no período mais crítico pandêmico, o município ainda apresentou saldo positivo. Maio, por exemplo, teve, 66 de saldo.
O mês mais crítico foi março com -35. Junho, Julho e Agosto apresentaram saldos positivos.
Conforme o diretor de Indústria e Comércio – Anderson Moya e o assessor de governo – João Carvalho Jr., responsáveis pelo levantamento, as estatísticas apontam para uma elevação consistente da oferta de emprego na cidade.
“Sem dúvidas temos dados positivos em sequência mesmo diante de um ano tão desafiador. As ações do Governo Municipal, a ampliação do diálogo e apoio nos processos de contratação estão tendo resultados positivos. Acreditamos que teremos números ainda melhores neste trimestre final, com o aceleramento da retomada econômica”, analisaram Anderson Moya e João Carvalho Jr.
O prefeito Júlio Fernando e o secretário de Governo – José Toshio Saito também tiveram acesso aos números e destacaram que a meta do Executivo Municipal é melhorar ainda mais o desempenho da geração de emprego e renda.
“Sem dúvidas são números bons considerando um ano tão complicado para nossa economia, principalmente no primeiro semestre. Não há programa social federal, estadual ou municipal que substitua uma carteira assinada. Vamos nos esforçar ainda mais e continuar apoiando todas as ações e iniciativas que gerem emprego e renda”, alegou o prefeito Júlio Fernando.
Mapa de empresas – Uma outra estatística muito positiva em Capão Bonito é de mapa de empresas.
Conforme também levantamento junto ao CAGED, a cidade tem um saldo de 288 empresas neste ano.
Os números foram computados até agosto e tudo indica que a cidade mantiver a tendência ultrapassará as 300 empresas abertas com a contabilização dos próximos saldos de setembro, outubro, novembro e dezembro.
Conforme Anderson Moya e João Carvalho Jr. o empreendedorismo em tempos de crise e novos investimentos em Capão Bonito estão impactando diretamente na abertura de empresas.
Um exemplo disso, é que no período crítico de pandemia, 145 empresas foram abertas – meses de fevereiro, março, abril e maio.
CAGED – O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) foi criado como registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
É utilizado pelo Programa de Seguro-Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais.
Este Cadastro serve, ainda, como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais.