Prefeito e delegado também pedem estudos para instalação de 2º DP em Capão Bonito
SEGURANÇA PÚBLICA – A Vila Aparecida, maior bairro de Capão Bonito, deverá ganhar um novo Distrito Policial até 2016.
Os detalhes e tramitação inicial do projeto foram discutidos durante uma reunião do prefeito Julio Fernando e o delegado titular do 1º DP dr. Hélio Edson de Souza Júnior, na tarde da última sexta-feira, 1º de agosto, com o delegado seccional de Itapeva, dr. Cláudio Luiz de Medeiros.
A prefeitura de Capão Bonito inclusive já acelerou durante a semana o processo de doação da área para construção do novo Distrito Policial, que terá toda a infraestrutura necessária para melhorar o atendimento, inclusive com acessibilidade.
“Se tudo ocorrer bem, iremos concluir o processo de doação da área para o Estado até o início de 2015 e como aval do governo estadual queremos iniciar a construção neste mesmo ano”, destacou o prefeito.
Segundo o delegado seccional Cláudio Medeiros o projeto é tecnicamente viável e uma necessidade, pois o 1º DP da Vila Aparecida precisa urgentemente de acomodações que permitam acessibilidade e também estacionamento para novas viaturas.
“O 1º DP da Vila Aparecida atende ocorrências não só do bairro, mas também da Bela Vista, Jardim da Amizade, Vila Helena, Jardim São Francisco e Vale Verde, além de bairros rurais. Um prédio com melhores acomodações se tornou fundamental até para receber novos policiais e viaturas”, destacou o delegado Hélio Edson Júnior.
Além do projeto do novo distrito, que deve seguir modelo do já construído em cidades como Avaré, na reunião o prefeito de Capão Bonito também pediu a realização de estudos para implantação de um 2º DP na cidade, possivelmente na região da Vila Nova Capão Bonito/Cruzeiro, uma vez que Capão Bonito tem um volume semelhante de ocorrências a Itapeva.
Somente, neste ano, já foram registrados mais de 1500 ocorrências na cidade, segundo estatísticas da Secretaria Estadual de Segurança.
O delegado Claudio Luiz de Medeiros assumiu a delegacia seccional de Itapeva em junho do ano passado.
Uma de suas prioridades tem sido o aprimoramento da investigação com a utilização da tecnologia e também melhoria da estrutura da segurança pública na região.
Há 37 anos na Polícia, Claudio Medeiros iniciou sua carreira como investigador de polícia em 1976. Somente em 1991 ingressou na carreira de delegado de polícia.
Ele trabalhou nos municípios de Cotia e Votorantim e desde 1997 atuava em Sorocaba. Trabalhou no 6º Distrito Policial, na Delegacia de Investigações
Gerais (DIG), Assistência Policial até 2013 exercia suas atividades na 19ª Ciretran.
O delegado seccional tem um amplo currículo, além de Direito, ele é formado em Ciências Contábeis e tem pós-graduação em Políticas e Gestão em Segurança Pública, além de vasta bagagem de experiências no exercício da função policial.
A Delegacia Seccional de Itapeva é subordinada ao Deinter 7 (Sorocaba) e possui 18 municípios sob sua responsabilidade: Apiaí, Buri, Barra do Chapéu, Bom Sucesso do Itararé, Capão Bonito, Campina do Monte Alegre, Guapiara, Itapeva, Itararé, Itaberá, Itapirapuã Paulista,Itaóca, Taquarivaí, Nova Campina, Ribeirão Branco, Ribeira, Ribeirão Grande e Riversul.