Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo realiza visitas técnicas para monitorar e prevenir a praga “pequeno besouro da colmeia”
Por Wagner D´Antonio
VIGILÂNCIA ATIVA | A Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, Agropecuária e Meio Ambiente de Capão Bonito, realizou uma importante ação de Vigilância Ativa nos apiários do município.
O trabalho foi conduzido com o apoio técnico do diretor Carmo Contieri e coordenado pela veterinária Natália, do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Itapetininga.
Durante as visitas, os médicos veterinários da Defesa Agropecuária realizaram a coleta de amostras de abelhas, fragmentos de favos com cria e ainda a observação e captura de possíveis besouros presentes nas colmeias.
O objetivo central da ação é prevenir e identificar a presença do “pequeno besouro da colmeia” (Aethina tumida), uma praga agrícola de origem africana que ameaça seriamente a apicultura mundial, em especial as colmeias da espécie Apis mellifera.
O inseto pode provocar grandes prejuízos ao setor. Suas larvas alimentam-se de pólen e mel, perfuram os favos e comprometem a produção, provocando a fermentação do conteúdo, que se torna impróprio para o consumo humano.
Já os besouros adultos, além de também se alimentarem de frutas, podem causar desordem nas colônias, levando até mesmo à fuga das abelhas.
Para garantir a credibilidade e a segurança do processo, todo material coletado é encaminhado a laboratórios credenciados junto à Defesa Agropecuária, que emitem os laudos técnicos posteriormente repassados aos apicultores locais.
“O procedimento traz tranquilidade aos produtores, pois assegura que os apiários estão sendo constantemente monitorados quanto à sanidade e ao risco de pragas”, destacou a veterinária Natália.
A Prefeitura de Capão Bonito reforça que ações como essa são fundamentais para a proteção da atividade apícola, setor de grande importância econômica e ambiental para o município e região.
O trabalho conjunto entre Estado e Município fortalece a prevenção, promove segurança alimentar e garante melhores condições de produção para os apicultores.