A Unidade Móvel da Rede Lucy Montoro estará de volta a Capão Bonito nos próximos dias 25 e 26.
A informação é da Secretaria Municipal de Saúde, que está convocando todos os pacientes cadastrados e atendidos na primeira etapa de novembro, onde a equipe multidisciplinar da unidade atendeu um grande número de pacientes do município e outras 13 cidades, cadastrados pelo Departamento Regional de Saúde, em fila de espera para consultas especializadas e recebimentos de ajudas técnicas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.
O atendimento será novamente no Centro de Especialidades, localizado na Rua Nove de Julho, área central.
Foram atendidos pacientes de Itapetininga, Itararé, Itapeva, Angatuba, Buri, Guapiara, São Miguel Arcanjo, Apiaí, Itaberá, Riversul, Taquarivaí, Ribeirão Branco e Ribeira.
Segundo o secretário de Saúde de Capão Bonito, Fabrício N. Olivati, o objetivo é diminuir a fila de espera de 680 pacientes da região que aguardam consultas especializadas e ajudas técnicas.
Na primeira visita à Capão Bonito, cerca de 40% dos equipamentos demandados foram entregues aos 320 pacientes atendidos.
Para a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, a Unidade Móvel Lucy Montoro tem como um de seus objetivos dar visibilidade aos programas inclusivos para esse público.
“Todo investimento realizado na reabilitação das pessoas com deficiência pode significar o exercício do direito à inclusão, acesso aos bens e serviços por essa parte significativa da população, equivalente a 4,2 milhões de paulistas”, avalia.
Rede Lucy Montoro – A Rede Lucy Montoro prevê, na primeira etapa, a inauguração de sete unidades fixas em diversas regiões do Estado até o final de 2010. A meta é superar a oferta de 120 mil atendimentos ao mês. O governo investirá R$ 52 milhões na construção e ampliação dessas primeiras unidades.
Já foram lançadas as pedras fundamentais das unidades de Campinas e Marília. Em breve deverão ser lançadas unidades em Santos, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto.
A rede também instalará outras duas unidades no Vale do Paraíba, nas cidades de Taubaté e São José dos Campos. Todas as unidades deverão estar em funcionamento no prazo aproximado de dois anos.
Na capital, a Rede será composta pelas unidades Lapa, Vila Mariana e Umarizal. Em setembro último, as unidades paulistanas ganharam o reforço do primeiro Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, no bairro de Santo Amaro. Novo centro de reabilitação integral de referência, o primeiro hospital da Rede tem 80 apartamentos e capacidade para 12 mil atendimentos mensais, baseados em tecnologias de reabilitação inéditas no Brasil. Permitirá o atendimento – e a internação – de casos de alta complexidade, inclusive do interior do Estado.
Em constante expansão, a Rede prevê ainda a instalação de pelo menos seis outras unidades, em cidades a serem anunciadas. A proposta da Rede é oferecer condições à pessoa com deficiência física de ser efetivamente inserida na sociedade a partir do desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades.
Unidade Móvel
Lançada em São Paulo no dia 19 de janeiro, a Unidade Móvel da Rede de Reabilitação Lucy Montoro visita o interior do Estado para colher dados das pessoas atendidas e personalizar as ajudas técnicas em oficina especializada na Capital. A unidade já passou pelas cidades de Jacareí, Taubaté, Guaratinguetá, Cruzeiro e Avaré.
A Unidade Móvel é um caminhão de 15m de comprimento por 2,60m de largura, pesa 20 toneladas. A montagem e a adaptação do veículo foram feitas em três meses por uma equipe de dez profissionais.
A unidade possui elevador hidráulico para atender à pessoa em cadeira de rodas ou em maca, banheiro adaptado, um consultório médico, sala de espera e oficina de órteses e próteses, composta por salas de prova, de máquinas e de gesso.
Vários profissionais da área da saúde fazem o atendimento, entre os quais médicos fisiatras, técnicos de órtese e prótese, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e enfermeiros.