Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

UNDOKAI 2025: Tradição, Amizade e Celebração

Evento une gerações, valoriza a cultura japonesa e inspira novos projetos em Capão Bonito

Por Wagner D´Antonio

UNDOKAI 2025 | No último domingo, 13 de julho, a Associação KaiKan foi palco de mais uma edição do UNDOKAI, um dos eventos mais tradicionais da colônia japonesa em Capão Bonito.

Com espírito esportivo, alegria e muito respeito, o encontro reuniu pessoas de todas as idades — dos bebês aos idosos — em uma verdadeira festa de integração e preservação cultural.

Este ano, o Undokai teve um sabor ainda mais especial com a comemoração dos 117 anos da Imigração Japonesa no Brasil e dos 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão, reafirmando os laços históricos entre as duas nações.

Em um ambiente de confraternização e valores familiares, o evento promoveu brincadeiras, competições leves e homenagens emocionantes.

A abertura oficial contou com a presença de diversas autoridades: o prefeito Júlio Fernando, o vice-prefeito Roberto Tamura, o presidente da Câmara Alan Senciatti, o secretário de Governo, Indústria e Comércio José Toshio Saito e o assessor parlamentar do deputado estadual Edson Giriboni.

Durante a solenidade, Alan Senciatti entregou moções de aplauso aprovadas pela Câmara Municipal a ilustres membros da colônia japonesa, reconhecendo suas contribuições à comunidade capão-bonitense.

Já o prefeito Júlio Fernando, logo após o hasteamento da bandeira do Japão, fez um importante anúncio: a criação da Semana da Cultura Japonesa no calendário oficial do município.

“Estamos aqui para reconhecer e reverenciar a importância desses laços de amizade que unem Brasil e Japão. Em Capão Bonito, a contribuição da colônia japonesa é imensa para a história e o desenvolvimento da cidade. Por isso, vamos instituir a Semana da Cultura Japonesa, com atividades que valorizam ainda mais essa herança incrível”, declarou o prefeito.

Vale lembrar que o Brasil abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, com 2,7 milhões de descendentes, sendo 1,3 milhão no Estado de São Paulo.

Parabéns à Associação KaiKan, seus associados e todos os participantes pela organização e por manter viva essa rica tradição que tanto enriquece a cultura de Capão Bonito.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp