Setor de Turismo, afetado gravemente durante a pandemia, vem mostrando uma recuperação rápida e ascendente, e se posicionando como uma das áreas de investimento mais promissoras do mercado
TURISMO | A Divisão de Turismo em parceria com a Divisão de Indústria e Comércio, tem realizado ações para fortalecimento da oferta turística local e para sensibilização de novos empreendimentos na área do turismo.
O Setor de Turismo, afetado gravemente durante a pandemia, vem mostrando uma recuperação rápida e ascendente, e se posicionando como uma das áreas de investimento mais promissoras do mercado. Essa retomada trouxe ao setor novas características, que se estabeleceram como as grandes tendências atuais, dentre as quais o turismo ambiental, rural, gastronômico e de eventos. Todos os segmentos são fortes vocações em nossa região.
“Tendo uma gama de possibilidades ampla, o mercado de turismo abre um leque para várias áreas de atuação e investimentos – hospedagem, promoção de viagens, guiamento de turistas, organização de eventos, lazer e recreação e o setor de bares e restaurantes. Estas áreas formam o que chamamos de trade turístico, que está relacionado a oferta de serviços diretamente ligada ao turista. Nossa cidade apresenta uma oferta muito boa em relação a algumas dessas áreas, sobretudo na questão da diversidade e diferencial dos meios de hospedagem e alimentação. Mas ainda é carente em alguns aspectos essenciais para o desenvolvimento da cadeia do turismo. Isso se observa de forma clara na ausência de agências de receptivo que possam receber o turista e comercializar os produtos que já existem e os que estão sendo articulados. Precisamos de um olhar empreendedor urgente em relação a esta área”, explica a diretora de Turismo – Janaina Faia.
Dentro das oportunidades oferecidas pelo turismo, e que ainda são poucas ou escassas em nossa cidade, também podemos citar a organização de eventos, a área de recreação, buffets, bartender, e as hospedagens alternativas, como campings, hostels e outras formas de acomodação (Airbnb).
“Junto à Divisão de Indústria e Comércio estamos desenvolvendo um banco de dados com informações de empreendimentos no setor, número de empregos diretos e indiretos e projeções de crescimento. Esses dados serão essenciais para orientar e auxiliar idéias empreendedoras que possam contribuir para o desenvolvimento do setor de turismo em nossa cidade”, destacou a diretora.
Apesar das carências que foram apontados em nosso estudo, também ficou clara a excelência da oferta já existente, com características que nos destacam regionalmente, mas que ainda apresentam necessidade de capacitação e qualificação dos serviços.
Pensando nisso, a Divisão de Turismo está lançando uma Campanha de Fomento ao Turismo Regional, com o objetivo de promover e valorizar a oferta do trade e os atrativos turísticos, visando um público local e regional.
O turismo regional ou de proximidade, é uma das grandes tendências atuais, sendo responsável por 57% das viagens realizadas no Brasil, segundo um levantamento do Ministério do Turismo e IBGE.
Estamos lançando também o Selo de Turismo e Hospitalidade, uma proposta que visa informar e capacitar o comércio local, quanto a atividade de turismo na cidade e região, além de passar noções de bom atendimento e acolhimento do turista.
Todas essas ações e outras que estão sendo desenvolvidas e planejadas estão alinhadas as estratégias de desenvolvimento do Plano Diretor de Turismo, documento que norteia o desenvolvimento do turismo em nossa cidade.
Quer saber mais sobre as ações e sobre a atividade de turismo em Capão Bonito? Entre em contato conosco!
E-mail – turismo@capaobonito.sp.gov.br
Instagram – @turismocapaobomito
Facebook – Divisão Municipal de Turismo