Transporte Público Gratuito começa em Capão Bonito

Por Wagner D´Antonio

TARIFA ZERO | Modernizando de forma substancial a mobilidade urbana de Capão Bonito começou na última segunda-feira, 18/12, o Transporte Público Gratuito (Tarifa Zero).

É um projeto inovador que é considerado um marco na história da cidade. A iniciativa reflete o compromisso da gestão municipal com a inclusão social, sustentabilidade e o desenvolvimento econômico local.

“O Tarifa Zero não é apenas um projeto de transporte; é uma promessa de igualdade e oportunidade para todos os cidadãos. Todos os moradores de Capão Bonito já podem usufruir de um transporte público gratuito, eficiente e seguro”, destacou o prefeito Júlio Fernando.

O projeto foi implementado com uma frota de quatro ônibus novos e modernos adquiridos pela empresa SKS, originária de Capão Bonito. Esses veículos proporcionam não apenas viagens confortáveis, mas também acessibilidade, ar-condicionado, wi-fi e segurança reforçada com a instalação de câmeras.

“Esta iniciativa foi projetada pensando no conforto e na segurança dos cidadãos de Capão Bonito. A eliminação das tarifas de ônibus representa um esforço significativo para tornar o transporte público uma opção viável e atraente para todos, reduzindo a dependência de veículos particulares e, consequentemente, a emissão de poluentes. Além disso, o projeto visa garantir que todas as pessoas, independentemente de sua situação econômica, tenham acesso igual às oportunidades que a cidade oferece”, destacou o prefeito quem vem acompanhando os primeiros dias de funcionamento do Tarifa Zero.

As primeiras avaliações colhidas pela Assessoria de Comunicação junto aos usuários foram muito positivas.

“Utilizar o transporte público de forma gratuita é uma comodidade incrível, favorecendo principalmente pessoas que têm dificuldades de mobilidade devido a problemas de saúde”, destacaram usuários da Vila Aparecida, ponto inicial das linhas.

Rotas e horários – A Prefeitura Municipal nesta semana já anunciou nas redes sociais as rotas detalhadas e os horários de operação dos ônibus. Confira:

A partir de janeiro os moradores também poderão obter suas carteirinhas de transporte no DEMUTRAN (Departamento Municipal de Trânsito), tornando-se obrigatórias a partir de fevereiro.

Paralelamente, a Prefeitura está planejando a reforma e construção de novos pontos de ônibus, visando melhor atender às necessidades dos usuários.

“Este é um avanço significativo que visa transformar o cenário de mobilidade urbana, promovendo a acessibilidade e a qualidade de vida para todos os habitantes de Capão Bonito”, ressaltou o diretor Municipal de Trânsito – Márcio Proença.