Especialistas discutem direitos das mulheres no pré-natal e parto durante encontro no Centro Educacional Paulo Freire
REUNIÃO ORDINÁRIA | Na quarta-feira (09/04), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Capão Bonito (CMDMCB) realizou sua reunião ordinária de abril no Centro Educacional, Cultural e Esportivo Paulo Freire, na Sala Paulo Freire.
O encontro teve como destaque a discussão sobre violência obstétrica, com a presença de convidadas especialistas na temática.
A Dra. Maria Gabrielle Fernandes V. de Sousa, mestre em Direito Penal pela PUC-SP, doutoranda em Ciências Sociais pela UFABC e professora do Grupo Cogna, foi a principal expositora.
Pesquisadora dedicada ao tema da violência obstétrica, ela abordou os direitos das mulheres durante o pré-natal e o parto, ressaltando a importância do acesso à informação sobre todos os procedimentos médicos, incluindo riscos e benefícios, como forma de garantir a autonomia das gestantes.
Também participou da reunião a drª. Ana Karina R. Lima, diretora da Univesp em Capão Bonito e integrante do Grupo de Trabalho do Protocolo “Não se Cale”. Ela atua junto à comissão judiciária do CMDMCB e é responsável pela elaboração da minuta do decreto municipal que regulamentará o protocolo no município.
Além da temática central, as pautas previamente definidas foram apresentadas para apreciação e deliberação do colegiado. Um novo projeto de ação da Comissão de Políticas Públicas foi definido para ser desenvolvido em maio.
O CMDMCB agradece a participação e a parceria das convidadas, reforçando o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres de Capão Bonito.
A Comissão de Comunicação e Eventos do conselho também agradece à ACIAP Capão Bonito pelos mimos e à Padaria Bechara pelo coffee break oferecido aos participantes.