Sucesso na coleta de eletrônicos em Capão Bonito: 1119 quilos arrecadados

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE | A terceira edição da Campanha de Coleta de Eletrônicos em Capão Bonito foi concluída com sucesso, arrecadando 1119 quilos de resíduos eletrônicos.

Esta iniciativa, realizada durante a Semana do Meio Ambiente, é fruto de uma parceria entre várias organizações e figuras importantes da comunidade.

A campanha nasceu em 2021, após a criação da Lei que institui a Semana da Coleta de Resíduos Eletrônicos, proposta pelo vereador Neto Tallarico.

O empresário Ronaldo Santos, da NeoBit, impulsionou a ideia, levando-a até Luiz Carlos, gerente da Cooperativa Agrícola de Capão Bonito (CACB), que imediatamente apoiou e ofereceu a cooperativa como ponto focal das coletas.

A ACAMAR (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis) desempenha um papel crucial na campanha, mobilizando sua equipe para receber os resíduos eletrônicos tanto dos cooperados da CACB quanto dos munícipes durante a Semana do Meio Ambiente.

Este ano, a campanha contou com o apoio de diversas entidades e empresas, incluindo NeoBit, CACB, MGV Saúde e Segurança, Sicredi Novos Horizontes, Equipe Contabilidade ASD, Suzano, Prefeitura de Capão Bonito, IWRC Brasil, além do vereador Neto Tallarico e Lacerda Ju.

O volume arrecadado este ano, 1119 quilos, supera os dois anos anteriores, demonstrando a crescente conscientização da população sobre a importância do descarte correto de resíduos eletrônicos.

“Agradecemos enormemente aos parceiros envolvidos e a toda a população. São mais de 1 tonelada de material que terão um destino correto. Nossos agradecimentos também aos cooperados da ACAMAR e da Cooperativa Agrícola pelo empenho, em especial ao Cooperativa Roberto Lisboa”, destacou o gestor Cristiano Ferreira.

A coleta de resíduos eletrônicos é essencial para a preservação do meio ambiente, evitando que materiais nocivos contaminem o solo e a água.

A campanha de Capão Bonito tem se mostrado um exemplo de sucesso em mobilizar a comunidade para práticas sustentáveis e responsáveis. A continuidade e o crescimento dessa iniciativa refletem o compromisso da cidade com a sustentabilidade e a gestão adequada dos resíduos.