Evento reuniu profissionais, usuários do SUAS e representantes públicos em um dia de escuta, debate e construção coletiva das políticas sociais
CONFERÊNCIA MUNICIPAL | A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Capão Bonito foi marcada por ampla participação popular e pelo engajamento de usuários e profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O evento foi realizado no dia 02 de julho, no Centro de Convenções, e teve como tema central os 20 anos do SUAS e os desafios para sua consolidação.
A conferência teve início com uma palestra do assistente social Édson Silva, direcionada aos trabalhadores do SUAS, que participaram ativamente do período da manhã com reflexões técnicas e contribuições relevantes para o fortalecimento das políticas públicas da área.
Durante a tarde, o encontro foi ampliado ao público em geral, com destaque para a presença expressiva dos usuários dos serviços socioassistenciais, que enriqueceram os debates com suas vivências e sugestões. As propostas discutidas serão levadas às etapas estadual e nacional da Conferência de Assistência Social, promovendo a construção de políticas mais efetivas e representativas.
Um dos pontos altos do evento foi a apresentação cultural dos alunos da APAE, que emocionou o público com uma linda performance, reforçando a importância da inclusão e da valorização da diversidade nos espaços públicos de discussão.
Ao final da conferência, foram eleitos os delegados que representarão Capão Bonito nas próximas fases do processo participativo, levando adiante as propostas construídas coletivamente.
A conferência contou com a presença do vice-prefeito dr. Roberto Tamura representando o prefeito Júlio Fernando, da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social – Eliana de Oliveira, do secretário de Relações Institucionais – Romano Oliveira, e da secretária de Desenvolvimento Social – Priscila Morais Mello, que agradeceram a participação de todos e reforçaram o compromisso com a escuta ativa da população.
O prefeito Júlio Fernando, sempre atento às pautas sociais, não pôde comparecer devido a compromissos institucionais na cidade de São Paulo, onde representava o município.
A 13ª Conferência reafirma o papel fundamental da participação popular na formulação de políticas públicas, fortalecendo o SUAS e a democracia social em Capão Bonito.